Experimento de estudantes é lançado ao espaço pela Nasa

Publicado em 3 de julho de 2018 às 18:07

Cinco estudantes paulistanos, sendo três deles alunos do Dante, viajaram para os Estados Unidos para apresentar um estudo científico em Washington-DC. Na madrugada do dia 29 de junho, na sede da Nasa em Cabo Canaveral (Flórida), o experimento foi enviado para a Estação Espacial Internacional a bordo de um foguete da empresa SpaceX, de Elon Musk.

O grupo, formado por adolescentes de 13 a 15 anos, desenvolveu um cimento espacial que é uma mistura de cimento e plástico verde, um material sustentável e reciclado, que torna o produto muito mais leve. O experimento vai avaliar como o cimento espacial reage à falta de gravidade para possivelmente ser utilizado em construções em outros planetas. “Esse material pode ajudar a diminuir a radiação e casos de câncer e outros problemas de saúde causados por ela”, explica Otto Gerbakka, aluno do Dante e um dos integrantes. Também fazem parte do projeto os dantianos Guilherme Funk e Laura D’Amaro Bittencourt; Natan Cardoso, da Escola Municipal Perimetral; e Sofia Palma, da ONG Projeto Âncora, de Cotia. “Quero muito que o projeto funcione, ajude a ciência a avançar e um dia a gente possa ajudar a construir no espaço”, disse Laura.

Um dia antes do lançamento do foguete, os jovens apresentaram o projeto em inglês para um seleto grupo de cientistas e universitários no Museu Aeroespacial do Smithsonian Institute, ocasião em que foram ovacionados. Foi a primeira vez que o Brasil participou e foi finalista do Programa de Experimentos Espaciais para Estudantes (SSEP, na sigla em inglês), uma competição estudantil promovida pelo governo americano que chegou à sua 12ª edição e contou com mais de 10 mil inscritos representando centenas de escolas dos Estados Unidos e do Canadá. A escolha final foi feita pela própria Nasa. “Olho para vocês e vejo que são os astronautas do futuro, que vão chegar a Marte”, disse Don Thomas, astronauta da Nasa.

A professora e coordenadora de Ciências do Dante, Miriam Guimarães, fez questão de que o grupo sempre estivesse acompanhado da bandeira do Brasil. “É uma atividade extremamente inspiradora e emocionante para eles. Fizeram um brilhante papel, além de se apresentarem em inglês em frente a uma comunidade inteira, representando nosso país. Estou muito feliz de estar aqui com os alunos”, disse ela em Washington.