Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Ensino Médio

Ex-alunos candidatos nas eleições 2010 participam de colóquio com 1as e 2as séries do Ensino Médio

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 28 de agosto de 2010

O Departamento de História promoveu, no auditório Miro Noschese, o encontro entre ex-alunos candidatos aos cargos de deputado estadual ou federal nas eleições deste ano. A ideia partiu das diretorias executiva e pedagógica do Colégio Dante Alighieri.

Estiveram presentes três candidatos a deputado estadual: José de Lorenzo Messina (PPS, Partido Popular Socialista), Pedro Fiorelli (PV, Partido Verde) e Vito Ardito Lerário (PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira). Os candidatos a deputado federal Ana Cattan (PMN, Partido da Mobilização Nacional) e Ricardo Izar Jr. (PV) completaram a mesa centralizada no palco do auditório.

A proposta do encontro era aproximar mais os alunos da política, e, para tanto, 20 perguntas elaboradas por eles foram selecionadas e serviram de base para a conversa. Comandado pelo professor Carlos Roberto Diago, coordenador do Departamento de História, o diálogo abordou soluções para problemas como o fraco atendimento em postos públicos de saúde, a queda na qualidade do ensino básico municipal, estadual e federal e a falta de segurança nos grandes centros.

“Acho que a iniciativa é ótima. É importante irmos atrás desses conhecimentos, mas é essencial que o Colégio nos proporcione essas oportunidades”, opina a primeiranista Isabel Exel.

Para o professor Diago, a experiência deu uma nova visão da política aos participantes. “Os alunos elaboraram cada pergunta de acordo com uma boa pesquisa sobre os problemas da realidade do país, e acho que as respostas dos candidatos deram a eles uma nova visão, mostrando que o político não deve ser uma pessoa distante”, comenta.

Categorias: Ensino Médio