Ex-aluno do Dante que estuda na Georgia Tech dá palestra de astrofísica

Publicado em 25 de setembro de 2018 às 16:21

O ex-aluno do Dante Felipe Godoy, que atualmente cursa física no prestigiado Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech), visitou o Dante em agosto para fazer uma palestra especial aos alunos do Ensino Médio. Felipe foi aprovado em cinco universidades americanas e não escolheu a Georgia Tech à toa – afinal, é nessa instituição que funciona o detector Ligo (sigla em inglês para “Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro a Laser”), que confirmou a teoria astrofísica da existência de ondas gravitacionais no espaço em setembro de 2015. A descoberta recebeu o prêmio Nobel de Física em 2017. Felipe também participa do Programa de Honras de Georgia Tech, que oferece mais oportunidades de desenvolvimento de pesquisas e de vagas em projetos especiais ou estágios, além de proporcionar maior proximidade com professores, palestras e aulas específicas mais aprofundadas.

De volta ao Dante, Felipe fez uma palestra sobre as ondas gravitacionais e o futuro da ciência. “O Godoy se formou em 2016 e, no ano passado, já morando nos EUA, visitou o Dante nas suas férias de verão para ministrar um pequeno curso sobre astrofísica e relatividade. Fez tanto sucesso que os alunos pediram para ele voltar em 2018, por isso organizamos a palestra”, conta o professor Manoel de Aquino Resende Neto, coordenador do Departamento de Física. “É bom para ele e para a gente também, porque ele é um ex-aluno mostrando que a ciência tem muita relevância. Nossos estudantes se espelham no Godoy, querem conversar, saber como é estudar ciência e fazer faculdade nos Estados Unidos”, diz Manoel.