Categorias: Notícias
A comunidade dantiana recebeu uma notícia que muito lhe orgulha nesta terça-feira (29/03). Ex-aluna do Colégio, a professora e pesquisadora Helena Bonciani Nader foi eleita presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 106 anos da instituição.
Nascida em 1947, em São Paulo (SP), Nader estudou no Dante durante o colegial (hoje Ensino Médio), na década de 1960, época que lhe traz boas recordações, como revelou em entrevista à edição de número 38 da Dante Cultural, em 2018.
“Tenho muitas memórias boas. Eu me lembro muito bem do primeiro dia de aula, da professora de química, Regina [Schnaiderman]. Ela era muito exigente. Lembro que a classe era muito unida. Toda a turma teve grande sucesso profissional. O Dante formou uma geração muito relevante para o Brasil em várias áreas de conhecimento”, conta a biomédica.
Helena saiu do Dante para cursar ciências biomédicas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição pela qual também é doutora em biologia molecular. Depois disso ela ainda faria pós-doutorado na University Southern California, nos Estados Unidos.
Esta não é a primeira vez que Helena Nader ocupa a presidência de uma importante entidade de caráter científico. Ela foi mandatária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq, 2009-2010) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC, 2011-2017), além de ser copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas).
Sempre com um discurso assertivo em relação às políticas voltadas à educação, a cientista deu fortes declarações sobre o tema nessa mesma entrevista à Dante Cultural. Na ocasião, chamou de “piada” o investimento de 1,04% na área. “O orçamento para pesquisa neste ano [2018] está igual ao do ano passado, o que é trágico, porque aumentou o número de pesquisadores. O Brasil não pode continuar exportando cérebros”, alertou.
Helena Bonciani Nader será empossada durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre 3 e 5 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, assumindo o cargo para o triênio 2022-2025.
