Escritor Dagoberto José Fonseca fala aos 4os anos do Ensino Fundamental

Publicado em 17 de junho de 2010 às 13:58

Em mais uma atividade do Junho Literário, o Dante recebeu, no dia 16, o escritor Dagoberto José Fonseca, que veio falar aos alunos dos 4os anos do Ensino Fundamental na sala de estudos da Biblioteca.

Autor do livro “Vovó Nanã vai à escola”, adotado na série em questão, Dagoberto contou às crianças detalhes do processo de criação da história, como a inspiração para a escolha dos nomes dos personagens — quase todos de origem africana — e as mensagens subliminares presentes em ilustrações e trechos do enredo, como as que fazem referências ao candomblé.

O título, publicado pela editora FTD, foi o primeiro livro infantil de Dagoberto, que é pesquisador da cultura africana com pós-doutorado pela Unicamp, além de professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp.

No encontro, o escritor ainda revelou que foi a primeira vez que se reunia com seus jovens leitores. “Achei a experiência ótima, e o fato de eles já terem lido o livro deixa tudo muito prazeroso”, afirma.