Escola Superior do Ministério Público realiza curso no Dante

Publicado em 11 de dezembro de 2019 às 17:47
Categorias: , ,
curso de direitos humanos

No dia 26 de novembro, representantes da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) estiveram no Dante para realizar um curso sobre direitos humanos. Os participantes foram alunos de 1ª e 2ª série do Ensino Médio que venceram o II Desafio Dante GEN de Empreendedorismo Social e receberam como prêmio visitas acompanhadas pelos promotores ao Complexo Judiciário Ministro Mario Guimarães – Fórum Criminal da Barra Funda e à escola do MPSP, além das aulas especiais ministradas no próprio Colégio. Reunidos no auditório Guglielmo Raul Falzoni, os estudantes assistiram a palestras com promotores que são referência nacional nos temas abordados, tendo uma oportunidade única de contato direto com esses professores e seu conteúdo de altíssima qualidade. Todos os palestrantes são professores da Escola Superior do MPSP.

palestras

A abertura do curso foi feira pela drª. Deborah Kelly Affonso, promotora de justiça de direitos humanos. Deborah apresentou um caso real aos estudantes, citando o ocorrido com o Uber, que teve de rever suas políticas em São Paulo para passar a aceitar o transporte de cães-guia, promovendo a inclusão de deficientes visuais no uso do aplicativo. Em seguida, a drª. Flávia Piovesan, que é professora de direito na PUC-SP e que já foi professora convidada das universidades de Harvard e Oxford, entre outras, falou sobre a formação histórica dos direitos humanos.

Ana Cardia

Complementando a palestra de Flávia, a professora drª. Ana Claudia Ruy Cardia, que leciona na Faculdade de Direito do Mackenzie, falou sobre direitos humanos em empresas e direito internacional público e privado, tráfico de pessoas e de órgãos, exploração sexual e trabalho análogo à escravidão. Ana Claudia é ex-aluna do Dante e estava emocionada por voltar ao Colégio. “Eu me segurei para não chorar, fiquei muito emocionada. Meu sonho de infância era estudar no Dante, mas minha família não tinha condições. Felizmente, tive a oportunidade de cursar o Ensino Médio aqui. Foi no Dante que conheci meus melhores amigos, que me acompanham até hoje, e que vi o quanto os professores podem impactar os alunos para reconhecerem o valor da educação. Mais do que dividir a mesa com professores tão importantes da Escola Superior do MPSP, o que me marcou hoje foi a ideia de transmitir conhecimento e valorizar a educação, que sempre foi algo muito forte aqui no Colégio”, disse ela, que se formou no Dante em 2005.

MPSP

Encerrando o ciclo de palestras, os jovens puderam prestigiar as apresentações dos doutores Reynaldo Mapelli Jr. e Flávio de Leão Bastos Pereira. Reynaldo é promotor de justiça e dedica-se à área do direito sanitário, com ênfase em saúde pública – tema que abordou também no Dante. Ele ainda elogiou o trabalho desenvolvido pelos alunos no Desafio, já que os projetos deveriam oferecer uma solução viável para problemas reais. “Ficamos encantados com os projetos e o esforço de vocês em contribuir para com a sociedade, deixando um legado e um impacto positivo”, afirmou. Já Flávio, que é professor de direitos humanos e de direito constitucional no Mackenzie, falou sobre memória e democracia.

, ,