Emoção na despedida: Dante realiza formaturas do Ensino Médio

Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 10:21

A emoção tomou conta do Dante em dezembro com a despedida das seis turmas da 3ª série do Ensino Médio. Nos dias 14 e 18 de dezembro de 2017, aconteceram as cerimônias de colação de grau. Realizadas no ginásio de esportes do Dante, as cerimônias foram divididas em duas datas para que os convidados pudessem ser recebidos mais confortavelmente. Em 14 de dezembro, participaram da colação de grau os alunos das 3ªs séries A B e C. Já o dia 18 foi dedicado aos alunos das 3ªs séries D, E e F.

Em ambas as ocasiões, estavam reunidos na mesa diretora o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, a diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace – os quais deixaram algumas belas palavras de reflexão aos formandos –, o presidente da AEDA, dr. Alfio Paglia, a assistente da diretoria geral pedagógica para o Ensino Médio, professora Maria Uranie Khzouz Sanchez, e o professor Jackson Fergson Costa de Farias, paraninfo das 3ªs séries.

Nas duas cerimônias, o dr. José Luiz Farina e a professora Silvana parabenizaram os formandos e desejaram-lhes sucesso e felicidades. A professora Silvana agradeceu ainda aos pais e familiares pela confiança depositada no Colégio e refletiu a respeito do futuro dos estudantes: “As respostas do futuro estão sendo inventadas, e vocês, formandos de 2017, certamente construíram durante toda a escolaridade as ferramentas para inventar as respostas adequadas para os desafios que surgirão na vida profissional e pessoal de cada um”.

O professor Jackson, paraninfo das turmas, fez um discurso emocionado, em que desejou responsabilidade e sucesso aos jovens. “Pensem naqueles canudos que vocês receberam como aqueles bastões de corrida de revezamento. Ao entregar esses canudos para cada um de vocês, é como se, simbolicamente, entregássemos também a responsabilidade de continuar o percurso da vida que nós ainda não conhecemos. No entanto, ainda que eu não conheça os caminhos e desafios que vocês vão trilhar, aposto e acredito que vocês se darão muito bem.”

Entre os formandos, os escolhidos como orador de cada turma foram: Maria Fernanda Marchezan del Grande (3ª série A), Maroana Nardon (3ª série B), Francesco Bizzochi Barcelos Feliz (3ª série C), Gustavo de Lorenzo Messina Santos (3ª série D), Afonso Bogdan Leão Bruno (3ª série E) e Arthur Moretto Brazão (3ª série F). Todos eles falaram já com saudades sobre as lembranças que levarão do Colégio e agradeceram pais e professores pela base e suporte em sua formação.

Sob regência da maestrina Gisele Cruz, o grupo VocalDante Adultos encantou a cerimônia com sua apresentação.

Homenagens

No dia 14, foram homenageados os professores Renato da Silva Correa Filho (3ª série A), Gilberto Junior Jacob e Sérgio Barbosa de Souza (3ª série B) e Gabriel Almeida Borges (3ª série C). No dia 18, os homenageados foram os professores Renato da Silva Correa Filho (3ª série D), Gilberto Junior Jacob (3ª série E) e Paula Reis Galvão Rosa (3ª série F).

Por seu desempenho ao longo do ano, os três alunos mais bem-colocados das 3ªs séries receberam diploma de menção honrosa. Em terceira colocação ficou a aluna Anna Clara Travessa Siervo, da 3ª séria F. Em segundo lugar, o aluno Bernardo Moredo Rocco, da 3ª série A. E o primeiro colocado foi a aluna Giulia Travessa Siervo, da 3ª série F. Cada um deles foi homenageado em sua respectiva cerimônia de colação de grau.

Os formandos fizeram uma homenagem especial a seus padrinhos, entregando-lhes uma lembrança. No dia 18, foi realizada pelos estudantes da 3ª série F uma bonita homenagem à professora Munira Salomão, que foi sua orientadora educacional em 2017 e nos deixou em outubro deste ano.

Missa

Anteriormente, no dia 9 de dezembro, foi realizada, também no ginásio do Colégio, a tradicional missa em ação de graças. Conduzida pelo frei José Hugo Santos, ex-aluno da turma de 1998, a celebração faz parte das comemorações e homenagens aos formandos.

O frei Hugo lembrou que “o Dante se preocupa em transmitir valores” e recomendou aos formandos que se lembrem de seguir tais valores, além de deixar uma mensagem para o futuro dos jovens: “Façam aquilo que o coração de vocês ordenar bem lá no fundo, nunca deixem de ouvir os vossos corações”.

Após a missa, o Dante ofereceu um coquetel no Pátio Central da escola, onde os formandos e seus familiares puderam confraternizar.

High School

Dias antes, aconteceu em 7 de dezembro a cerimônia de colação de grau dos formandos da High School. Formaram a mesa diretora dr. José Luiz Farina, presidente do Colégio, dra. Kathryn Chval, dean of the College of Education da University of Missouri, professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica do Dante, Rogério Abaurre, coordenador nacional da HSE, professora Rossella Vittoria Béer, coordenadora da Dante High School, e o professor Robert Conner Young, que foi o professor homenageado da cerimônia.

Logo ao início da cerimônia, o dr. Farina falou com os jovens sobre os desafios para o futuro, que devem ser enfrentados com segurança e sabedoria. A professora Rossella Béer, por sua vez, agradeceu a confiança dos pais e desejou infinitas felicidades aos formandos em três idiomas – além do português e do inglês, desejou-lhes prosperidades também em italiano.

Os formandos da ocasião terminaram os estudos da High School em 2016, uma vez que o currículo da Dante High School compreende o período do 9º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio. Os alunos Fábio Scala Cattini Maluf, Isabella Papaiz de Mello Franco e Maria Fernanda Ferreira Lisboa representaram seus colegas e foram os escolhidos como oradores. Os estudantes lembraram agradecidos de momentos marcantes em sua trajetória na High School.

Parabéns, formandos! O Dante deseja que vocês encontrem e compartilhem a felicidade, realizem-se e tenham sucesso em suas vidas!