Em projeto interdisciplinar, alunos do 5º ano estudam vida de Dante Alighieri

Publicado em 25 de outubro de 2019 às 12:02
Categorias: , ,
alunos estudam painel de Canato

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental estudaram a fundo a vida de Dante Alighieri, um dos maiores símbolos da cultura italiana, que dá nome ao nosso Colégio. Enquanto o calendário já planejado de atividades previa trabalhos sobre fontes históricas, poemas e biografias, as professoras regentes Marcelle Bonetti e Bianca Venturi, dos 5ºs anos K e L, respectivamente, tiveram a ideia de abordar todos esses temas tendo como pano de fundo a vida e a obra de Dante, em um grande fio condutor.

aluno lê biografia de Dante

“As crianças tinham curiosidade em saber mais sobre ele, quem ele era, por que a escola tem esse nome”, conta Bianca. “Começamos então pedindo ajuda à equipe da biblioteca, que foi extremamente solícita e eficiente, separando muitos materiais interessantes sobre a vida e a obra de Dante Alighieri. Montamos uma linha do tempo da vida dele, já que estávamos vendo esse conceito em história também, e compartilhamos esse roteiro inicial com todas as outras turmas de 5º ano”, afirma Marcelle. Embora todas as 12 classes do 5º ano tenham aproveitado a ideia, foram as salas de Bianca e Marcelle que fizeram o trabalho de forma mais aprofundada, apresentando o resultado na última Feira do Livro junto às turmas do 5º F e do 5º J, das professoras regentes Maria Cristhiane Rocha Ribeiro e Ana Claudia Baldi, respectivamente. Os alunos também realizaram trabalhos de arte e tecnologia em que personificavam Dante com desenhos e fotos, além de participarem de uma rotação de classes com diversas atividades, como a formação de uma nuvem de palavras e curiosidades sobre a vida do autor.

O famoso painel de Canato, no Edifício Leonardo da Vinci

“As crianças se sentiram orgulhosas, valorizadas e importantes por terem conseguido trabalhar ‘A Divina Comédia’, obra que é complexa até mesmo para adultos. Elas se sentiram desafiadas e se esforçaram muito para discutir, comparar e analisar diferentes traduções e interpretações dos poemas”, diz Marcelle. “Também fomos visitar os afrescos do artista Claudio Canato nas paredes do edifício Leonardo da Vinci, que ilustram a obra. Por coincidência ele havia lançado recentemente um novo livro sobre o Dante para crianças, realizando até uma sessão de autógrafos na Feira do Livro, então o convidamos para conversar com os alunos, e ele, muito gentil, aceitou e foi bastante atencioso”, conclui Bianca. “Ensinar para as crianças sobre quem foi Dante Alighieri e o que significa sua obra é justamente a função do livro e do painel que pintei no Colégio. Como ex-aluno, fico especialmente grato por terem escolhido meu trabalho e por terem me convidado. É uma satisfação incrível e um grande orgulho”, conta o artista, que também é professor dos cursos livres de pintura e desenho no Dante.

E o que os alunos acharam de toda essa experiência? Eles mesmos contam neste vídeo:

“Antigamente os livros eram escritos em latim porque a literatura era só para os ricos, mas o Dante não gostava disso e resolveu escrever em italiano para que todo mundo pudesse desfrutar de uma boa literatura”, afirma a estudante Manuela Bernardelli de Oliveira, do 5º J. “Eu não gostava de poemas, achava bobo, nada com nada. Mas, depois de estudar sobre a vida do Dante, entendi melhor o significado das obras dele e tudo fez mais sentido, então passei a gostar”, diz Eduardo Paiva Seize, aluno do 5º K.

, ,