Home / Destaque / Ensino Fundamental / Institucional / Notícias

Em projeto interdisciplinar, alunos do 5º ano estudam vida de Dante Alighieri

Em 25 de outubro de 2019
alunos estudam painel de Canato

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental estudaram a fundo a vida de Dante Alighieri, um dos maiores símbolos da cultura italiana, que dá nome ao nosso Colégio. Enquanto o calendário já planejado de atividades previa trabalhos sobre fontes históricas, poemas e biografias, as professoras regentes Marcelle Bonetti e Bianca Venturi, dos 5ºs anos K e L, respectivamente, tiveram a ideia de abordar todos esses temas tendo como pano de fundo a vida e a obra de Dante, em um grande fio condutor.

aluno lê biografia de Dante

“As crianças tinham curiosidade em saber mais sobre ele, quem ele era, por que a escola tem esse nome”, conta Bianca. “Começamos então pedindo ajuda à equipe da biblioteca, que foi extremamente solícita e eficiente, separando muitos materiais interessantes sobre a vida e a obra de Dante Alighieri. Montamos uma linha do tempo da vida dele, já que estávamos vendo esse conceito em história também, e compartilhamos esse roteiro inicial com todas as outras turmas de 5º ano”, afirma Marcelle. Embora todas as 12 classes do 5º ano tenham aproveitado a ideia, foram as salas de Bianca e Marcelle que fizeram o trabalho de forma mais aprofundada, apresentando o resultado na última Feira do Livro junto às turmas do 5º F e do 5º J, das professoras regentes Maria Cristhiane Rocha Ribeiro e Ana Claudia Baldi, respectivamente. Os alunos também realizaram trabalhos de arte e tecnologia em que personificavam Dante com desenhos e fotos, além de participarem de uma rotação de classes com diversas atividades, como a formação de uma nuvem de palavras e curiosidades sobre a vida do autor.

O famoso painel de Canato, no Edifício Leonardo da Vinci

“As crianças se sentiram orgulhosas, valorizadas e importantes por terem conseguido trabalhar ‘A Divina Comédia’, obra que é complexa até mesmo para adultos. Elas se sentiram desafiadas e se esforçaram muito para discutir, comparar e analisar diferentes traduções e interpretações dos poemas”, diz Marcelle. “Também fomos visitar os afrescos do artista Claudio Canato nas paredes do edifício Leonardo da Vinci, que ilustram a obra. Por coincidência ele havia lançado recentemente um novo livro sobre o Dante para crianças, realizando até uma sessão de autógrafos na Feira do Livro, então o convidamos para conversar com os alunos, e ele, muito gentil, aceitou e foi bastante atencioso”, conclui Bianca. “Ensinar para as crianças sobre quem foi Dante Alighieri e o que significa sua obra é justamente a função do livro e do painel que pintei no Colégio. Como ex-aluno, fico especialmente grato por terem escolhido meu trabalho e por terem me convidado. É uma satisfação incrível e um grande orgulho”, conta o artista, que também é professor dos cursos livres de pintura e desenho no Dante.

E o que os alunos acharam de toda essa experiência? Eles mesmos contam neste vídeo:

“Antigamente os livros eram escritos em latim porque a literatura era só para os ricos, mas o Dante não gostava disso e resolveu escrever em italiano para que todo mundo pudesse desfrutar de uma boa literatura”, afirma a estudante Manuela Bernardelli de Oliveira, do 5º J. “Eu não gostava de poemas, achava bobo, nada com nada. Mas, depois de estudar sobre a vida do Dante, entendi melhor o significado das obras dele e tudo fez mais sentido, então passei a gostar”, diz Eduardo Paiva Seize, aluno do 5º K.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental, Institucional, Notícias