Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Ensino Médio / Notícias

Eletiva de psicologia recebe convidado especial e faz visita à PUC

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 10 de Maio de 2019

Nos dias 22 e 24 de abril, as duas turmas da eletiva “Introdução à Psicologia” tiveram uma aula especial, contando com a presença de Tiago Carvalho Oliveira. Com o tema “Neurofisiologia aplicada à Psicologia: função neural e transmissão sináptica”, o convidado falou sobre educação socioemocional e a importância do autoconhecimento no controle de emoções e reações, como o gerenciamento do estresse. Tiago é membro da Comunidade Internacional de Coaching, doutorando em ciências biomédicas – neurociências pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário (Argentina) com habilitação em psicologia e psicanalista clínico. Ele também é CEO e fundador da empresa “O Novo Tempo”, especialista em soluções de desenvolvimento humano e organizacional.

“Temos que aprender a melhor forma de lidar com o que sentimos. É impossível controlar as emoções em si, elas vão aparecer, mas podemos controlar como nos comportamos ao senti-las, a forma como lidamos com elas, sem nos deixar dominar. Isso é uma lição que quanto antes os alunos aprenderem melhor. E eles se interessaram muito pela aula do Tiago, tanto que na semana seguinte trouxeram vários relatos e exemplos de como aplicaram o conteúdo em situações cotidianas que vivenciaram. Fiquei muito contente de ver que eles realmente aproveitaram a aula e usaram o conteúdo. Que possam seguir aprendendo e se aprofundando”, diz a professora Daniela Selingardi, formada em psicologia e responsável pela eletiva.

O aprendizado socioemocional traz autonomia e maturidade para os alunos, além de auxiliar em um dos principais objetivos da eletiva, que é ajudar os estudantes na escolha de carreira, trazendo conhecimentos sobre a área de psicologia para que eles decidam se é de fato a que mais lhes interessa seguir. “Dessa forma eles podem ser protagonistas de suas escolhas e tomar decisões mais assertivas e conscientes”, explica Daniela.

 

Visita à PUC

Outra atividade especial proporcionada aos alunos da eletiva foi uma visita guiada à Faculdade de Psicologia da PUC-SP no dia 15 de abril, quando puderam conhecer o enfoque e a abordagem do curso, saber mais sobre as áreas de atuação, visitar o laboratório de psicologia experimental e a área de anatomia. “Eu estudei lá e foi muito bom poder mostrar tudo isso a eles. Ainda quero trazer uma pessoa para falar de testes e avaliações psicológicas”, conta Daniela. “Realizar visitas externas e poder convidar profissionais para participar da aula são iniciativas que permitem aos alunos ver diferentes âmbitos de atuação da psicologia, sempre ressaltando a importância do estudo e da pesquisa”, afirma a professora.

Categorias: Destaque, Ensino Médio, Notícias