Educação Infantil do Dante terá novidades em 2019

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 15:59
Categorias: , ,

A partir de 2019, a Educação Infantil do Colégio Dante Alighieri irá trazer novidades para os alunos do Maternal I, dando início a um grande projeto que revitalizará os espaços físicos e a dinâmica de aulas dos alunos durante todo o período da Educação Infantil. As mudanças começarão com os estudantes mais novos e serão gradativamente implementadas, até contemplar todas as séries.

No ano que vem, o Maternal I terá turmas reduzidas de até 16 crianças por sala, contando com duas professoras pedagogas e uma auxiliar/estagiária por classe. Com a reforma, em vez de cada turma ter uma sala de aula comum, todos revezarão espaços especiais mais amplos, lúdicos e modernos, em que cada sala passa a ser dedicada a um tipo de aprendizado: teremos a sala do movimento, a sala de linguagens e tecnologia, a sala de jogos e brincadeiras, o laboratório de criatividade, a praça de alimentação e gastronomia e até uma hortinha.  O “quintal”, com os carrinhos e a minicidade, será mantido e renovado, assim como as aulas de música e inglês. O idioma, porém, será intensificado com uma carga horária maior para os alunos do complementar, com cinco horas de aula por semana, para promover a apropriação da língua e valorizar cada vez mais a Educação Infantil, já que a neurociência mostra que até os três anos de idade a criança é bastante aberta a esse desenvolvimento.

“Como sempre, buscamos excelência no atendimento e na aprendizagem. Queremos oferecer um ensino de qualidade para nossas crianças, por isso inovamos. Já estávamos trabalhando a Base Nacional Comum Curricular para 2019, mas vamos muito além. Ao oferecer espaços diferenciados de aprendizagem e ambientes mais estimulantes, estamos aperfeiçoando o que já existe no Dante para que os pequenos se desenvolvam melhor com mais brincadeiras e interações sociais”, explica a professora Angela Martins, coordenadora pedagógica do Maternal ao 1º ano do Ensino Fundamental. “Fizemos muitas pesquisas para elaborar este projeto, que ainda está sendo desenvolvido. Analisamos as escolas mais inovadoras do mundo, e o foco é fazer o ambiente funcionar a serviço da criança, sempre pensando no melhor para os nossos alunos”, diz ela. “A proposta de espaços lúdicos é fundamental para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo mais dinâmico e eficiente. A escola sempre busca inovações para aperfeiçoar o seu projeto pedagógico”, afirma a professora Márcia Nogueira, assistente da diretoria geral pedagógica.

Um ambiente acolhedor que estimula o aprendizado
“O Dante é uma escola grande, mas a Educação Infantil tem turmas reduzidas e é muito acolhedora, o que torna a adaptação da criança muito mais fácil e tranquila. Com os pequenos, trabalhamos muito o acolhimento, o desenvolvimento pessoal, o autoconhecimento, o trabalho criativo e a escuta ativa. Com trabalho em grupo, acesso à tecnologia e cidadania digital, ensinamos como lidar com as emoções e despertar para a vida em grupo, favorecendo o convívio social”, afirma a professora Elenice Ziziotti, coordenadora do Departamento de Orientação Educacional. “Queremos deixar as crianças à vontade no Dante, sempre integrando e fortalecendo a parceria entre as famílias e a escola”, concorda a professora Tais Ghiberti, orientadora do Maternal I.

O início da vida escolar é marcado pela descoberta de um novo mundo. O Dante procura estimular o aluno a formar bons hábitos, enfrentar desafios e buscar soluções. O ambiente é especialmente preparado para incentivar a aprendizagem, criar interesse pela leitura e ajudar a criança a desenvolver seu repertório de forma integral. Com uma rotina clara e o rodízio entre as diferentes salas e campos de experiência, a criança se torna mais protagonista, com mais liberdade e autonomia, além de ter um convite cada vez maior à curiosidade para se apropriar dos espaços através das suas escolhas. O novo ambiente também irá facilitar o convívio entre os grupos, promovendo maior interação, além de possibilitar o desenvolvimento de cada vez mais competências e habilidades ao estimular os alunos. Essa nova dinâmica favorece inclusive a coordenação motora dos pequenos, que continuarão a ter tempo livre para brincadeiras em alguns momentos.

Muitos livros serão disponibilizados em todos os espaços, para instigar desde cedo o interesse pela leitura, e armários individuais serão oferecidos com foto e nome de cada criança para estimular o cuidado e o respeito com seus materiais e pertences desde cedo, favorecendo a autonomia e a independência. O Colégio também investiu na formação dos professores para essa nova proposta. “O Dante mantém a tradição e os valores de um Colégio centenário, mas está sempre olhando para o futuro e buscando o que há de melhor para as suas crianças. Incentivamos e potencializamos a curiosidade dos pequenos para que se desenvolvam ao máximo, buscando a resolução de problemas diariamente”, diz a professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica.

, ,