Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Banner / Destaque / Destaque / Institucional / Notícias / Notícias da Home

Diretora-geral do Colégio fala à comunidade dantiana sobre desafios atuais da quarentena

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 27 de abril de 2020

A professora Valdenice Minatel, diretora-geral educacional do Colégio Dante Alighieri, fala à comunidade dantiana sobre os desafios atuais do isolamento social, o engajamento da escola e o uso das melhores tecnologias no EaD e a importância do socioemocional em tempos de quarentena.

“Olá pessoal,

Eu sou a professora Valdenice Minatel, diretora-geral educacional do Colégio Dante Alighieri, uma instituição à qual pertenço e da qual eu tenho muito orgulho. Infelizmente eu não sou ex-aluna, mas o Dante mora no meu coração, e é lá, nos últimos 26 anos, que eu aprendi grande parte do que eu sei em termos profissionais. Lá meus filhos estudaram – e estudam. De fato, o Dante Alighieri é uma instituição da qual a cidade de São Paulo tem orgulho, é um patrimônio para a cidade, e, mais do que isso, é um patrimônio educacional deste país. Eu sempre digo, nas reuniões que faço com os pais, que educação é um valor, é um bem absolutamente estruturante em toda a sociedade, porque tem um papel muito importante na construção da sociedade, então poder trabalhar hoje em uma escola tão sólida e tão importante como o Dante me enche de orgulho.

E eu estou aqui hoje para conversar um pouquinho com vocês, para trazer uma mensagem. Primeiramente, quero dizer que o Dante está absolutamente engajado em continuar oferecendo a excelência pedagógica do dia a dia, do presencial, agora de uma forma emergencial e remota. E para isso nós estamos nos valendo da melhor tecnologia: a tecnologia humanizada. Trata-se de um conceito muito particular para nós do Dante, que traz a reboque a prioridade do humano. Ou seja, além de escolher a melhor tecnologia, nós precisamos desenhar uma abordagem, uma interação humana que usufrua dessa tecnologia para entregar a melhor experiência pedagógica. Então, nesse sentido, a equipe pedagógica tem trabalhado diuturnamente para que os conteúdos e as interações cheguem até a casa de vocês de uma maneira bastante qualificada, para também dar qualidade ao período de distanciamento social, em que estamos apartados fisicamente da escola. É importante mencionar o esforço que o Colégio tem feito para que a tecnologia venha embasada de conteúdos curados e qualificados para que a experiência pedagógica tenha um valor tão grande em casa quanto o que tem presencialmente, na escola.

Neste momento também de grandes desafios, é importante mencionar as questões socioemocionais. O confinamento requer que nós tenhamos um olhar para quem está do nosso lado agora em casa. Quem sabe, agora possamos restabelecer as conexões também a partir do novo cenário de distanciamento social, mas de encurtamento da distância dentro das famílias. É momento de resgate de pequenos hábitos, que lá atrás não poderiam ser instaurados porque a correria do dia a dia nos impedia. Agora nós temos um tempo um pouquinho mais elástico, que nos permite, quem sabe, seguir numa jornada não só do autoconhecimento mas também da identificação das pessoas que compõem a nossa família, em um reconhecimento de laços tão importantes que nos estruturam como ser humano.

Embora nosso currículo escolar tenha sido idealizado ao longo de 2019 para 2020, o que nós chamamos de prescrito, mesmo que não houvesse a pandemia, adaptações habitualmente  aconteceriam em função de como o ano letivo transcorresse. Obviamente neste cenário tão diferenciado que nós estamos vivendo faz-se ainda mais necessária uma readequação curricular, e toda a equipe pedagógica está bastante empenhada, colocando toda a sua competência, em readaptar o currículo para este novo cenário. Tenham confiança na escola, estamos fazendo o melhor para que possamos, ao final da pandemia, ter o mínimo prejuízo pedagógico possível.

Por final, quero dizer a vocês que o Dante, como instituição secular e como instituição sólida que é, está cada vez mais atento a tudo o que está acontecendo e está sempre aberto ao diálogo. Encontrem na escola um espaço para que vocês possam trazer suas dúvidas em relação a toda interação pedagógica que está acontecendo em seus lares. Alunos, reconheçam em toda a equipe pedagógica pessoas que, além de poder ajudar vocês a trilhar esta jornada que é nova para todos, têm um carinho, um empenho e um profissionalismo acima de qualquer suspeita. Assim poderemos continuar fazendo o que nós acreditamos, que está dentro do nosso propósito e da nossa essência: ser não apenas uma escola de excelência nas suas entregas pedagógicas mas principalmente uma escola que valoriza o humano também em sua essência.

Eu hoje vou ficar por aqui, mas espero que nós possamos continuar conversando, para restabelecer esse contato tão importante. Que em breve nós possamos estar lá no nosso querido Dante nos abraçando, como nós tanto gostamos. A aproximação que é tão importante e que nos identifica é o calor humano próprio do Colégio Dante. Que em breve nós possamos finalizar esta etapa de distanciamento social com muitas aprendizagens: aprendizagens pedagógicas e aprendizagens humanas, que também compõem, obviamente, todo o nosso currículo.

Professora Valdenice Minatel

Diretora-geral educacional do Colégio Dante Alighieri”


Categorias: Banner, Destaque, Destaque, Institucional, Notícias, Notícias da Home
error: Conteúdo protegido!!