Diretora e coordenadora do Dante participam de curso em Harvard

Publicado em 14 de agosto de 2019 às 12:02

No último mês de julho, durante as férias escolares, as professoras Valdenice Minatel M. de Cerqueira, diretora-geral pedagógica, e Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, foram estudar na Universidade de Harvard. Localizada no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, Harvard é uma das mais prestigiadas e tradicionais universidades do mundo. As professoras fizeram um curso intensivo de uma semana de duração chamado “Leadership: an evolving vision” na Harvard GSE – Graduate School of Education (“Liderança: uma visão em evolução”, na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard). “É um curso voltado para gestores de todo o mundo. Participaram pessoas de mais de 70 países. Nesse curso, os principais temas relacionados à liderança de alta gestão foram tratados por professores e pesquisadores de Harvard e de outras universidades de excelência americanas”, conta a professora Sandra. Para poderem fazer o curso, ela e a professora Valdenice passaram por um processo de seleção (application) e também tiveram de ler, antes de as aulas começarem, vários textos em inglês dos próprios professores de Harvard.

“Foi um dos melhores cursos que já fiz, tanto na questão metodológica quanto nos assuntos tratados. Cada tema foi tratado com forma aprofundada, com planos estratégicos para que as escolas possam modificar pontos importantes em seu percurso. A qualidade e pertinência das discussões, a profundidade do material de apoio e a competência dos professores me impressionaram”, elogia a professora Valdenice. “Trabalhar em uma escola, em particular uma escola como o Colégio Dante, implica em buscarmos constantemente novos aprendizados e aprofundamentos daquilo que se sabe para garantir a excelência de propósito de ensino e de aprendizagem, pilares de toda escola. Todo educador precisa buscar aprender sempre (ser um “life long learner”), e não poderia ser diferente comigo. Além disso, achei a descrição (ementa e objetivos) do curso muito interessante, apontando para uma jornada desafiadora e bastante contemporânea. E o curso já está contribuindo para o nosso trabalho aqui no Dante. Todas as leituras possibilitaram e continuam possibilitando reflexões muito importantes para o dia a dia da gestão aqui no Colégio. Além disso, as vivências e discussões durante o curso impregnam nossos atos e permitem conectarmos o Colégio às grandes demandas e questões globais de todos os tipos de liderança que se estabelecem em uma escola”, complementa ela.

A professor Sandra concorda, e conta que a experiência foi extremamente válida: “quis fazer o curso para estar bem preparada para os desafios de gestão de nossa escola, a partir do que há de mais contemporâneo e de alta qualidade para o constante aprimoramento do funcionamento do Dante. Lá em Harvard fizemos um planejamento de ações especial para a nossa escola, com a tutoria dos professores da própria universidade. Agora, vamos compartilhar esse conhecimento com toda a equipe, com formação de professores, orientação educacional, coordenadores etc.”, conclui.