Diretora do Dante participa de evento sobre inovação pedagógica

Publicado em 22 de fevereiro de 2019 às 10:21
Categorias: , ,

No dia 5 de fevereiro a professora Valdenice Minatel M. de Cerqueira, diretora-geral pedagógica do Colégio Dante Alighieri, participou de uma mesa-redonda na 9ª edição do Ciclo de Inovação Pedagógica da ESPM. O evento contou com cerca de 30 atividades conduzidas por profissionais dispostos a discutir experiências educacionais nacionais e internacionais e a promover vivências que reforçassem o uso de metodologias colaborativas. Na mesa-redonda de Valdenice, o tema discutido foi “Reflexões sobre aspectos emocionais na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior”. Além da diretora do Dante, a mesa foi composta pela “Dean of Students’ Life” (mentora de alunos) da Avenues School e pelo professor doutor Pedro de Santi, psicanalista responsável pelas áreas de humanidades da ESPM.

Os convidados falaram sobre o que seus respectivos colégios estão trabalhando em termos de metodologias, dinâmicas e espaços de fala e escuta para o levantamento das expectativas dos alunos a respeito de sua entrada no Ensino Superior. “Nós questionamos: quais são as dores e as alegrias desses jovens e de suas famílias? Quais são os mitos e verdades que podem causar ansiedade para esse rito de passagem e o que os jovens esperam do Ensino Superior? Abordar essa tratativa realizada por um colégio tradicional e com uma reputação excepcional como o Dante instiga meu corpo docente e o mercado a entender esse novo momento de interação com essa geração.  E é essa a contribuição que queremos deixar”, afirma Jane de Freitas, diretora de marketing institucional e relacionamento estratégico da ESPM e professora de algumas eletivas do Dante em parceria com a universidade. Jane também participou da mesa-redonda, fazendo a introdução e a mediação do debate.

Há alguns anos, a ESPM criou um Núcleo de Inovação Pedagógica, com o objetivo de pesquisar, desenvolver e disseminar novas metodologias de ensino e aprendizagem em favor do constante aprimoramento do corpo docente universitário. Atualmente, a faculdade oferece também recursos do núcleo para convidados externos, priorizando professores de colégios igualmente dedicados à excelência acadêmica. O Ciclo de Inovação Pedagógica serve para debater tais temas, compartilhar conhecimento e promover o encontro entre as instituições. “É uma semana de preparação dos professores, realizada no começo de cada ano letivo. Por coincidência, aqui no Dante nós nos organizamos de forma semelhante”, explica Valdenice. “Participar do evento foi muito bacana porque reforçou a parceria que temos com a ESPM, que é uma conexão muito rica e uma ligação realmente próxima. O Dante é muito contemporâneo, e aqui, desde a Educação Básica, nós já trazemos experiências que antes os estudantes só viam no Ensino Superior, então é um desafio para a universidade. Mas é um bom desafio, é algo positivo. A ESPM se interessa genuinamente pelos estudantes e quer entender melhor que aluno é este que está sendo preparado para a universidade. Então é um diálogo muito proveitoso para os dois lados, uma situação de ganha-ganha mesmo”, elogia a diretora.

, ,