Departamento de Química promove manhã de gincana e estudos

Publicado em 8 de novembro de 2010 às 18:32

A movimentada manhã de 6 de novembro ainda reservou espaço para a gincana Alquimistas em Ação. Voltada para os alunos das 2as séries do Ensino Médio, a atividade teve lugar no pátio central do Colégio.

Com três momentos distintos (Alquimistas em Ação, Oficina de Aromatizantes e Show da Química), a gincana foi elaborada para trabalhar os temas vistos em sala de aula, apresentando-os de forma interativa e mediante a participação do público, que pôde assim descobrir algumas reações químicas e se supreender com o resultado da combinação de diferentes elementos.

A gincana contou com a arrecadação de material para ser doado ao Quintal da Criança, projeto que acolhe os catadores de materiais recicláveis e seus filhos na Baixada do Glicério.  Ao todo, foram doados 441 brinquedos, 731 gibis e 368 livros, além de 3.400 latas e 1.517 pilhas e baterias para a reciclagem.

“Os conceitos de ‘reduzir, reutilizar e reciclar’ foram muito importantes, realizando um trabalho empírico em torno disso”, comenta a professora Clemance Santos, coordenadora do Departamento de Química.  “A manhã foi muito produtiva devido ao envolvimento dos alunos com a proposta”, completa a professora Sandra Micin.

Para a professora Clemance, a sensibilização dos pequenos, que circulavam entre os eventos realizados no Colégio, foi o principal foco da atividade. “Eles adoram esse primeiro contato com a Química, que traz experimentos simples, envolvendo reações com isopor, algodão ou gelo seco”, acrescenta a coordenadora.