Dantianos visitam a Unesp para participar de MasterClass de física

Publicado em 6 de abril de 2018 às 9:37

Nos dias 22 e 23 de março alguns alunos do Dante participaram de mais uma edição do MasterClass, evento internacional organizado pelo São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) na Unesp. No Dia Internacional da Mulher, algumas alunas já haviam participado de uma edição especial apenas para mulheres. Desta vez, o evento foi misto.

No MasterClass os estudantes têm o privilégio de conhecer o centro de pesquisa da Unesp e trabalhar com dados reais produzidos pelo Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). Os alunos também participam de videoconferências com universidades brasileiras e estrangeiras para discutir os resultados. Nessa edição, as instituições convidadas foram a UFABC e as universidades de Vilnius (Lituânia), Zurique (Suíça) e Istambul (Turquia).

“Os alunos adoraram! É um evento intenso, com dois dias cheios de atividades, mas mesmo assim eles gostaram muito e aprenderam muita coisa nova. Vale a pena participar e pudemos perceber toda a dedicação da equipe que nos recebeu em oferecer um excelente evento”, conta o professor de física Ramon Bertazzi, que acompanhou os alunos no dia 23.

“Vimos temas densos e complexos da física que não são abordados em sala de aula, pois são vistos só no ensino superior. Ainda assim, os alunos se interessaram e aprenderam muito. Sem contar que é uma grande oportunidade poder ter contato com cientistas do mundo todo e conhecer a central de computadores especiais que processam os dados reais do acelerador de partículas”, afirma o professor do Cientista Aprendiz Diogo dos Santos, que esteve presente no primeiro dia do evento.