Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Home / Destaque / Ensino Médio / Notícias

Dantianos visitam incubadora de negócios da ESPM

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 25 de junho de 2019

No dia 21 de maio os alunos da eletiva “Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio” visitaram a incubadora de negócios da ESPM. Além de conhecer o espaço e a estrutura disponível aos projetos “incubados”, os coordenadores da organização explicaram o que é uma incubadora, que tipo de projetos são apoiados e apresentaram cases de sucesso. Depois da apresentação, os alunos do Dante puderam apresentar seus próprios projetos de empreendedorismo, que estão sendo desenvolvidos na eletiva, e tiveram feedbacks e sugestões da equipe da faculdade. Fazendo uma comparação com a incubadora de bebês, que oferece a um recém-nascido condições ideais para se desenvolver e sobreviver sem ajuda, a incubadora de negócios é um espaço que oferece suporte a pequenos projetos, diminuindo o risco de eles fracassarem. Assim, as iniciativas podem usufruir da infraestrutura do espaço físico de trabalho (com mesas, internet, salas de reuniões etc.) e ainda recebem consultoria jurídica, financeira e de gestão, com mentores compartilhando conhecimento e experiência. No caso da incubadora da ESPM, este apoio é gratuito e a maioria dos projetos é desenvolvida por alunos e ex-alunos da faculdade.

Já a eletiva, ministrada pelos professores de tecnologia Rodrigo Viana e Henrique Uyeda do Amaral, é uma parceria do Dante com a ESPM. Algumas aulas contaram com a participação do professor universitário Sergio Garrido, do curso de administração da faculdade. “Os principais pontos positivos dessa visita foram a possibilidade de conhecer como é um ambiente de trabalho, conversar com especialistas no assunto para relacionar as vivências do curso com o mundo real do empreendedorismo, compreender o conceito de incubadora e apresentar os seus projetos da eletiva para pessoas que poderiam dar sugestões relevantes”, conta o professor Henrique. Os cinco projetos apresentados pelos dantianos à ESPM foram desenvolvidos na própria eletiva: uma plataforma educacional colaborativa na qual professores podem encontrar e compartilhar materiais didáticos para usarem em suas aulas; um aplicativo para conectar pacientes e médicos, para realizar consultas nas próprias casas e evitar o deslocamento da pessoa doente e economizar tempo; um aplicativo de recrutamento que, além de disponibilizar vagas e currículos, ainda realiza algumas etapas do processo seletivo; uma plataforma para serviços pouco especializados para que jovens possam começar a ganhar dinheiro de maneira flexível e sem especialização; e um aparelho de ar-condicionado de baixo custo, feito com materiais simples e que utiliza gelo para resfriar o ambiente.

No final da visita, a ESPM preparou um coffee break com a presença de dois empreendedores cujos projetos são apoiados pela incubadora, para os alunos conversarem sobre empreendedorismo na prática. “Os alunos puderam conversar com os donos de uma agência de turismo on-line especializada em viagem de aventura. Esse encontro foi interessante porque os estudantes puderam perguntar sobre a dinâmica de um empreendedor e ouvir alguns dos conceitos apresentados na eletiva sendo aplicados na vida real”, afirma Henrique.

Categorias: Destaque, Ensino Médio, Notícias
error: Conteúdo protegido!!