Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Destaque / Ensino Médio / Notícias

Dantianos se preparam para o SAT

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 17 de abril de 2018

Os alunos da Dante High School estão se preparando intensamente para prestar o SAT no dia 5 de maio. Antes da aplicação oficial do exame, os dantianos passaram por simulados e aulas preparatórias, no chamado SAT Preparation Course. No total, 76 estudantes prestarão o SAT Reasoning e 7 farão o SAT Subject Test.

“Cada vez mais os estudantes brasileiros buscam educação universitária no exterior e, nos últimos anos, houve um aumento expressivo na procura pelo SAT. A tendência é que a busca continue crescendo ainda mais”, explica o professor britânico Michael Clarke, que trabalha na Dante High School há 9 anos e criou o SAT Preparation Course, que está em sua sétima edição e funciona como um “intensivão” de aulas preparatórias para o exame. No ano que vem, as aulas preparatórias se tornarão uma eletiva, o que deve aumentar ainda mais o número de inscritos para o exame.

Hoje, o Dante é o maior aplicador dos exames SAT no Brasil. Estudantes de fora, mesmo que não sejam alunos do Colégio, também podem prestar o exame aqui. Já os simulados são exclusivos para dantianos, mas os alunos que não cursam o SAT Preparation Course também podem fazer. “É muito importante para o Colégio ser um SAT Test Center oficial, porque isso faz parte da internacionalização do Dante. Seja para estudar no exterior, seja para adicionar uma qualificação internacional no currículo, o SAT é uma ferramenta de extrema importância para os nossos alunos, pois oferece reconhecimento de habilidades adquiridas ao longo do tempo em que estudaram aqui”, afirma a professora Rossella Beer, coordenadora da Dante Middle e High School.

“Nós orientamos o aluno a prestar o SAT três vezes: a primeira no segundo semestre da 2ª série do Ensino Médio para experimentar como é o teste; a segunda no primeiro semestre da 3ª série, com foco na nota de inglês; e a terceira no segundo semestre da 3ª serie com foco na nota de matemática. A estratégia é alcançar as notas máximas em cada disciplina para potencializar a performance do aluno, já que o que conta são as notas mais altas e não o desempenho geral na prova nem a quantidade de vezes que ela é prestada”, explica o professor Michael.

O que é o SAT
O SAT é um exame educacional padronizado aplicado nos EUA que serve como critério de admissão nas universidades. Ele é dividido em dois testes: Reasoning (inglês e matemática) e Subject Test (história, química etc.). O resultado do SAT não é um status de aprovado ou reprovado; e sim uma nota classificatória indicando o nível de conhecimento do aluno. O teste é semelhante ao Enem brasileiro. No entanto, as universidades norte-americanas não se baseiam apenas nas notas das provas para selecionar os candidatos – mas em um processo de application com entrevistas, no qual também se levam em conta o histórico escolar, a apresentação pessoal e as atividades extracurriculares do aluno. Para estudantes estrangeiros, as faculdades também podem exigir exames de proficiência em inglês, como TOEFL e IELTS.

Categorias: Destaque, Ensino Médio, Notícias