Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Destaque / Ensino Médio / Notícias

Dantianos se preparam para o SAT

Em 17 de abril de 2018

Os alunos da Dante High School estão se preparando intensamente para prestar o SAT no dia 5 de maio. Antes da aplicação oficial do exame, os dantianos passaram por simulados e aulas preparatórias, no chamado SAT Preparation Course. No total, 76 estudantes prestarão o SAT Reasoning e 7 farão o SAT Subject Test.

“Cada vez mais os estudantes brasileiros buscam educação universitária no exterior e, nos últimos anos, houve um aumento expressivo na procura pelo SAT. A tendência é que a busca continue crescendo ainda mais”, explica o professor britânico Michael Clarke, que trabalha na Dante High School há 9 anos e criou o SAT Preparation Course, que está em sua sétima edição e funciona como um “intensivão” de aulas preparatórias para o exame. No ano que vem, as aulas preparatórias se tornarão uma eletiva, o que deve aumentar ainda mais o número de inscritos para o exame.

Hoje, o Dante é o maior aplicador dos exames SAT no Brasil. Estudantes de fora, mesmo que não sejam alunos do Colégio, também podem prestar o exame aqui. Já os simulados são exclusivos para dantianos, mas os alunos que não cursam o SAT Preparation Course também podem fazer. “É muito importante para o Colégio ser um SAT Test Center oficial, porque isso faz parte da internacionalização do Dante. Seja para estudar no exterior, seja para adicionar uma qualificação internacional no currículo, o SAT é uma ferramenta de extrema importância para os nossos alunos, pois oferece reconhecimento de habilidades adquiridas ao longo do tempo em que estudaram aqui”, afirma a professora Rossella Beer, coordenadora da Dante Middle e High School.

“Nós orientamos o aluno a prestar o SAT três vezes: a primeira no segundo semestre da 2ª série do Ensino Médio para experimentar como é o teste; a segunda no primeiro semestre da 3ª série, com foco na nota de inglês; e a terceira no segundo semestre da 3ª serie com foco na nota de matemática. A estratégia é alcançar as notas máximas em cada disciplina para potencializar a performance do aluno, já que o que conta são as notas mais altas e não o desempenho geral na prova nem a quantidade de vezes que ela é prestada”, explica o professor Michael.

O que é o SAT
O SAT é um exame educacional padronizado aplicado nos EUA que serve como critério de admissão nas universidades. Ele é dividido em dois testes: Reasoning (inglês e matemática) e Subject Test (história, química etc.). O resultado do SAT não é um status de aprovado ou reprovado; e sim uma nota classificatória indicando o nível de conhecimento do aluno. O teste é semelhante ao Enem brasileiro. No entanto, as universidades norte-americanas não se baseiam apenas nas notas das provas para selecionar os candidatos – mas em um processo de application com entrevistas, no qual também se levam em conta o histórico escolar, a apresentação pessoal e as atividades extracurriculares do aluno. Para estudantes estrangeiros, as faculdades também podem exigir exames de proficiência em inglês, como TOEFL e IELTS.

Categorias: Destaque, Ensino Médio, Notícias