Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Ensino Fundamental II / Ensino Médio / Notícias / Notícias do Rodapé

Dantianos participam de Olimpíadas Brasileiras de Informática e Astronomia

Em 29 de Maio de 2018

41 estudantes do Dante estão participando da XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), competição organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp cujo objetivo é despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação. A competição é dividida em três etapas: local, estadual e nacional. A primeira fase ocorreu com uma prova teórica no dia 11/05 e uma prova prática no dia 17/05, aplicadas no próprio Colégio. 34 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram da avaliação teórica e sete estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio participaram da prova prática, programando códigos no computador.

As duas provas classificam os alunos para a segunda fase da competição, que será realizada em junho. A última etapa acontece em agosto. Cada fase vai afunilando o número de participantes, sendo que apenas cerca de 10% dos concorrentes chegam à etapa nacional. “A OBI segue o mesmo modelo das olimpíadas de Astronomia e Matemática, mas é mais difícil, com provas mais complexas”, conta Tania Luciano, professora de robótica.

O Dante participa da OBI desde 2012. “É importante participarmos deste tipo de competição para que possamos ter uma avaliação externa dos nossos resultados. Mas o melhor de tudo é ver nossos alunos dispostos a participar de algo que não vale nota, que eles não são obrigados a fazer, apenas porque gostam e querem”, afirma o professor de tecnologia Danilo Yoneshiga.

A aluna Carolina Zürcher, da 1ª série I do Ensino Médio, quis participar da prova prática da OBI para se desafiar. “A prova é mesmo difícil e nos coloca uma situação-problema que temos de quebrar a cabeça para resolver. Tinha uma questão que simulava um jogo de xadrez e, programando, você tinha que adivinhar em que casa o peão ia parar e se era preta ou branca. Foi difícil, mas no final eu consegui e gostei muito de participar”, conta ela. Carol faz a eletiva de programação e já sabe o básico da linguagem Python.

Astronomia

No dia 18 de maio, 67 alunos das oficinas de robótica (do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e do apoio pedagógico (do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio) participaram da XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição ocorre anualmente e é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Os alunos realizaram as provas nas categorias de nível 1 a 4, em fase única.

Categorias: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Notícias, Notícias do Rodapé