Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Ensino Fundamental II / Ensino Médio / Notícias / Notícias do Rodapé

Dantianos participam de Olimpíadas Brasileiras de Informática e Astronomia

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 29 de Maio de 2018

41 estudantes do Dante estão participando da XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), competição organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp cujo objetivo é despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação. A competição é dividida em três etapas: local, estadual e nacional. A primeira fase ocorreu com uma prova teórica no dia 11/05 e uma prova prática no dia 17/05, aplicadas no próprio Colégio. 34 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram da avaliação teórica e sete estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio participaram da prova prática, programando códigos no computador.

As duas provas classificam os alunos para a segunda fase da competição, que será realizada em junho. A última etapa acontece em agosto. Cada fase vai afunilando o número de participantes, sendo que apenas cerca de 10% dos concorrentes chegam à etapa nacional. “A OBI segue o mesmo modelo das olimpíadas de Astronomia e Matemática, mas é mais difícil, com provas mais complexas”, conta Tania Luciano, professora de robótica.

O Dante participa da OBI desde 2012. “É importante participarmos deste tipo de competição para que possamos ter uma avaliação externa dos nossos resultados. Mas o melhor de tudo é ver nossos alunos dispostos a participar de algo que não vale nota, que eles não são obrigados a fazer, apenas porque gostam e querem”, afirma o professor de tecnologia Danilo Yoneshiga.

A aluna Carolina Zürcher, da 1ª série I do Ensino Médio, quis participar da prova prática da OBI para se desafiar. “A prova é mesmo difícil e nos coloca uma situação-problema que temos de quebrar a cabeça para resolver. Tinha uma questão que simulava um jogo de xadrez e, programando, você tinha que adivinhar em que casa o peão ia parar e se era preta ou branca. Foi difícil, mas no final eu consegui e gostei muito de participar”, conta ela. Carol faz a eletiva de programação e já sabe o básico da linguagem Python.

Astronomia

No dia 18 de maio, 67 alunos das oficinas de robótica (do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e do apoio pedagógico (do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio) participaram da XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição ocorre anualmente e é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Os alunos realizaram as provas nas categorias de nível 1 a 4, em fase única.

Categorias: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Notícias, Notícias do Rodapé