Home / Destaque / Notícias

Dantianos batem papo com Paulo Sotero

Em 26 de fevereiro de 2019

O renomado jornalista Paulo Sotero, que é diretor do Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington, esteve no Dante no dia 12 de fevereiro para uma palestra e um bate-papo informal com alunos da 3ª série do Ensino Médio. Também participaram o dr. José Luiz Farina, presidente do Dante, a professora Valdenice Minatel M. de Cerqueira, diretora-geral pedagógica, e a professora Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica. O Colégio é parceiro do Wilson Center desde o ano passado, e em 2019 irá continuar enviando turmas para conhecer o instituto nos EUA, que foi fundado por Paulo. “Todo ano um grupo de alunos nossos de 1ª e 2ª série do Ensino Médio irá visitar o Wilson Center acompanhado por um professor, nos mesmos moldes do que fizemos em 2018 – enviaremos as equipes que apresentarem os melhores trabalhos na Mostra Dante GEN”, explica Valdenice.

No Dante, Paulo falou sobre a relação entre o Brasil e os Estados Unidos no setor aeronáutico e de energia, e como os negócios e a política andam lado a lado. “O poder em alta da nova maioria democrata na Câmara de Representantes, empenhada em reconquistar o Senado e a Casa Branca no ano que vem, aumenta as incertezas e dificulta as previsões. Expectativas em Washington de alinhamento do Brasil na confrontação EUA-China complicam ainda mais o panorama”, explicou ele. “O Paulo traz uma bagagem de contemporaneidade muito forte e nos ajuda a compreender o presente e refletir sobre o futuro a partir das experiências do passado. É um privilégio poder tê-lo conosco e oferecer esse diálogo aos alunos de forma tão próxima. Ele trouxe questões sobre a China e a Venezuela também, e como o Brasil se posiciona nesse cenário geopolítico. Foi praticamente uma aula magna, para começarmos o ano de forma especial”, comenta Valdenice.

Além do tema proposto, o jornalista também conversou com os alunos sobre o uso de redes sociais, compartilhando experiências e se mostrando interessado em saber como os jovens se comportam na internet. “Eu sempre dou este conselho, mas realmente é importante: leiam muito! Não importa o formato. Eu mesmo leio mais no iPad do que no papel, porque viajo muito e é bem mais prático do que carregar livros, jornais e revistas. Leiam mais e se desliguem um pouco das mídias sociais”, aconselhou. “Fiquei totalmente encantado com a presença do Paulo. A maneira como ele explica as coisas, além do currículo que tem, é muito inspirador. Ele tem muita experiência e, por isso, nos traz credibilidade”, disse o estudante Henrique Brunoro, da 3ª A. “Depois dessa conversa o Paulo me fez pensar muito sobre como gasto meu tempo. Às vezes temos preguiça de ler, por exemplo, mas gastamos duas horas no Instagram sem nem perceber, e é tempo desperdiçado. Se estivéssemos lendo, estaríamos ganhando conhecimento – algo que você nunca vai perder”, refletiu a aluna Maria Luiza Oliveira, da 3ª D.

Categorias: Destaque, Notícias