Dantiano representa ensino de ciências do Colégio no Euroscience Open Forum 2010

Publicado em 2 de agosto de 2010 às 17:23

O segundanista Victor Thut esteve, no início de julho, na cidade italiana de Turim para apresentar o projeto “FAC – Fotobiorreator para Absorção de Carbono” (desenvolvido no programa Cientista Aprendiz) aos participantes do Euroscience Open Forum 2010. Ele foi acompanhado da professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza, e responsável pelo programa de pré-iniciação científica do Dante.

O evento, criado em meados dos anos 90, reúne os esforços da comunidade europeia no âmbito da pesquisa científica, promovendo discussões em torno das relações entre ciência e sociedade. Para chegar até lá, Victor se inscreveu pela internet e, juntamente com mestres e doutores de diversos lugares do planeta, foi convidado a apresentar seu projeto.

“Acredito que era o único não graduado a participar do fórum, e foi uma experiência bem impactante”, comenta o estudante, que, além de apresentar seu projeto para pesquisadores europeus, pôde desfrutar de oficinas, seminários e workshops sobre o que vem sendo pesquisado na comunidade científica europeia atualmente.

“Meu projeto está numa fase inicial, ainda tem muitos testes e outros procedimentos, então continuarei o trabalho que estava desenvolvendo antes. E, cada vez mais, penso em seguir na área de pesquisa após me formar. Esses eventos só me motivam mais ao mostrarem que existe muito incentivo fora do país”, complementa o aluno.