Dantiano pianista se apresenta na TV Cultura

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 16:28

O aluno Lucca Pires, da 3ª série do Ensino Médio, irá participar da segunda etapa seletiva do Prelúdio, da TV Cultura. O programa é exibido todos os domingos, às 12h, e funciona como um show de calouros de música clássica. Jovens músicos eruditos, que podem ser instrumentistas de até 25 anos ou cantores líricos de até 28 anos, disputam o grande prêmio: uma bolsa de estudos em Budapeste, na Hungria, e uma apresentação na tradicional sala de concertos Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Além de Lucca, a flautista e também aluna do Dante Júlia Abdalla, do 5º ano do Ensino Fundamental, segue na disputa do Prelúdio. A primeira fase do programa, exibida em julho, contou com 48 candidatos. Na segunda fase, que acontece no dia 22 de setembro, o número já cai para a metade; e apenas quatro chegam a ser finalistas.

Lucca fez dois anos de teclado e estuda piano clássico desde o começo de 2017. Apesar de ter menos de dois anos dedicados ao instrumento, sua performance surpreende com técnica, feeling e qualidade na interpretação. Ele está apresentando o Concerto 12 de Mozart na competição e quer prestar faculdade de música na USP e na Unesp ainda em 2018. “Peguei o concerto para estudar, mas na hora nem pensei em tentar o Prelúdio. Era para um concurso do meu conservatório, para tocar no Masp. Não passei, mas aí me inscrevi no programa da Cultura e, por enquanto, consegui chegar até a segunda fase”, comemora o jovem. Ele começou a tocar por causa da banda de rock progressivo Emerson, Lake and Palmer. Entre os clássicos, seus preferidos são Schubert e Debussy. “Estudo na Emesp Tom Jobim e a rotina é bem puxada, mas gosto muito de tocar como solista ou como parte de uma orquestra e penso em seguir essa carreira”, conta ele. O aluno vai se apresentar também na Semana Literária do Colégio Dante Alighieri, no auditório Miro Noschese, no final de setembro.