Home / Destaque / Ensino Médio / Institucional / Notícias

Dantiano participa de feira de ciências em Portugal

Em 8 de agosto de 2019

Entre os dias 23 e 30 de julho aconteceu a 37ª edição da Youth Science Meeting (YSM), feira de ciências realizada em Coimbra, Portugal – cidade que também é sede de uma das mais antigas e prestigiadas universidades do mundo, a Universidade de Coimbra. A YSM é um encontro internacional de ciências em que jovens estudantes compartilham suas experiências e projetos científicos. O aluno do Dante Vinícius Lima dos Santos, da 3ª série C do Ensino Médio, participou do evento apresentando seu projeto desenvolvido no programa de pré-iniciação científica Cientista Aprendiz.

A pesquisa, intitulada “Verificação da lei de Titius-Bode em sistemas exoplanetários e determinação de fórmulas que descrevem as distâncias planetas-estrela”, é desenvolvida pelo estudante há quase quatro anos e já foi premiada em diversas feiras nacionais e internacionais, como Mostratec (2017), Mocica (2018), Febrace (2018) e OKSEF – Turquia (2018). Sob orientação dos professores Manoel de Aquino Resende Neto, coordenador do Departamento de Física, e Marcos Rogerio Calil, o estudo funciona como um método diferente para calcular a fórmula de cada um dos sistemas exoplanetários, usando essas fórmulas então para calcular a distância dos planetas até suas respectivas estrelas. “A busca por planetas localizados nas zonas habitáveis dos sistemas exoplanetários está em foco no meio astronômico, mas os métodos atuais usados para determinar a existência de planetas são caros e demorados. Por isso, quis encontrar um novo método para determinar a posição dos planetas”, explica o aluno.

Em abril, o estudo de Vinícius também foi publicado como um capítulo do livro “A Produção do Conhecimento nas Ciências Exatas e da Terra”, lançado digitalmente pela Atena Editora. O convite para participar do livro veio após a participação do aluno da edição de 2017 da reunião anual da Sociedade Astronômica Brasileira – que é também um congresso científico. Vinícius é o único participante do Ensino Básico a participar da obra, ao lado de professores e estudantes universitários.

Categorias: Destaque, Ensino Médio, Institucional, Notícias