Dantiano ganha bolsa para intercâmbio na Itália

Publicado em 19 de setembro de 2018 às 9:48

O aluno Marcelo Augusto Ferreira Alves, da 1ª série do Ensino Médio, foi selecionado pelo AFS para participar de um intercâmbio com tudo pago para a Itália. Após um longo processo seletivo, Marcelo foi o ganhador da bolsa AFS 2018 – Exploradores Culturais – Cidadãos Globais. De dezembro a fevereiro, o estudante irá frequentar uma escola local e morar com uma família italiana para vivenciar a rotina de um estudante de Liceo – o equivalente ao Ensino Médio italiano, possibilitando uma experiência intercultural e o desenvolvimento da sua cidadania global.

“Ganhar a bolsa foi uma surpresa muito boa! O Dante me escolheu porque eu tinha boas notas e também um bom comportamento. Para mim, é um reconhecimento muito importante e foi muito emocionante ter sido selecionado”, comemora Marcelo. Foram três meses de processo seletivo, e o AFS ainda está decidindo a família que será anfitriã do estudante, por isso ainda não se sabe em qual cidade ele vai morar. Mas Marcelo já se prepara para a experiência: “Será uma imersão morar com uma família local e frequentar a escola com todas as aulas em italiano. Estudei italiano aqui no Dante do 6º ao 9º ano, mas agora estou procurando alguns plantões para resgatar o idioma e poder viajar tranquilo, sabendo que vou me comunicar bem por lá”, conta ele, que está ansioso para conhecer pontos turísticos e monumentos italianos. “Acho que todo mundo tem vontade de fazer intercâmbio e comigo não é diferente. Para mim foi uma grande vitória!”.

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, educacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio. A organização tem status consultivo no Conselho da Unesco, é parceira do Conif e da Rede UNOi. A bolsa de Marcelo está sendo financiada por ex-integrantes da organização, que também fizeram intercâmbio quando eram jovens. “O AFS tem essa cultura de retribuir que eu acho muito legal e que também me inspira. Quero participar de algum projeto social na Itália e, quando voltar para o Brasil, também tenho vontade de continuar ajudando o próximo e aproveitar minha experiência lá fora para de alguma forma devolver para a sociedade o que estão fazendo por mim hoje”, afirma o jovem.