Dantiana participa de olimpíada de matemática nos EUA

Publicado em 12 de abril de 2019 às 15:56

A aluna do Dante Luisa Machado Saldanha, que no momento está fazendo intercâmbio nos Estados Unidos, participou de uma competição de matemática no dia 2 de março, junto aos colegas Joseph LaPean e Jason Brown. O trio foi o primeiro grupo de alunos da Charles City High School, no estado da Virgínia, a participar da competição. Eles levaram 14 horas para completar todos os exercícios do desafio – que, por sua vez, geravam uma reflexão sobre como prever a disseminação do uso de nicotina entre os estudantes da escola nos próximos 10 anos. O pioneirismo do grupo foi tão significativo para a escola que os estudantes ganharam destaque no jornal da cidade (veja aqui, em inglês)!

A M3 Challenge é uma competição nacional dos Estados Unidos que destaca a matemática aplicada como uma poderosa ferramenta de resolução de problemas, além de incentivar os estudantes a seguir carreira na área de exatas. O desafio começou em 2006, em Nova York, e hoje é realizado em escolas de todo o país. A prova é feita on-line em um final de semana e usa exemplos de problemas da vida real para estimular os alunos a explorar, usar e reforçar seus conhecimentos, enxergando um uso prático para eles em seu cotidiano fora da escola. As provas são corrigidas por mais de 125 matemáticos com nível acadêmico de PhD, e os vencedores ganham bolsas de estudo de até 20 mil dólares para diversas universidades.

“A Luisa sempre foi uma aluna diferenciada e muito dedicada aos estudos, com um espírito ímpar na busca de conhecimento e capaz de enfrentar e vencer os desafios que encontra pelo caminho. Além disso, saber que ela, com os outros dois meninos, foi pioneira nesse trabalho na instituição em que está estudando nos deixa infinitamente orgulhosos”, elogia o professor Milton Sgambatti, coordenador do Departamento de Matemática. A estudante voltará para o Brasil no segundo semestre para concluir a 3ª série do Ensino Médio no Dante.