Dante sedia VIII Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula

Publicado em 18 de maio de 2016 às 16:32

O Colégio Dante Alighieri sediou, no dia 14 de maio, o “VIII Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula”. Idealizado e organizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC), o evento tem como objetivo reunir educadores de diferentes instituições de ensino para uma troca de experiências e conhecimentos visando aprimorar a educação no Brasil.

No evento, mais de 649 trabalhos inscritos de 244 instituições participantes foram organizados em 164 sessões, divididas em três horários de apresentação. No Colégio, as salas de aula dos edifícios Leonardo da Vinci, Michelangelo e Galileo Galilei foram utilizadas para receber as sessões. Além disso, os auditórios Guglielmo Raul Falzoni e Miro Noschese também receberam atividades.

De acordo com a professora Sylvia Figueiredo Gouvêa, sócia da Escola Lourenço Castanho e presidente do ICLOC, do qual é também uma das fundadoras, o evento é importante por ser um momento em que a teoria pode ser vista na prática. “Esse evento atende à necessidade, hoje comprovada, dos professores licenciados, por estarem pouco habilitados para trabalhar nas salas de aula, por terem aprendido muito mais teorias do que práticas educacionais nos seus cursos de formação”, afirmou. “Além disso, os Congressos ICLOC de Práticas na Sala de Aula tiveram inscritos, na sua primeira edição, cerca de sessenta trabalhos, chegando neste ano a 649 apresentações. Esse crescimento, de mais de 1000% em sete anos, evidencia o grande interesse dos docentes em trocar experiências com colegas e, ao mesmo tempo, sentindo-se autores. Tendo suas propostas publicadas no livro do Congresso, enriquecem suas atividades e renovam o entusiasmo de contribuírem para a formação das crianças e jovens brasileiros”, completou.

Para o gerente de marketing da Escola Lourenço Castanho, Edgar Bim, um dos responsáveis pela organização logística do evento, a oitava edição do Congresso foi um grande sucesso. “Em cada sessão, novas ideias surgem, os trabalhos são aprimorados e todos, apresentadores e assistência, saem ganhando. Temos relatos de professores que conheceram práticas em edições anteriores do Congresso, aplicaram nas suas aulas e depois vieram apresentar os resultados obtidos em outra edição do evento. Tudo isso, associado à forma acolhedora com que a equipe do Colégio Dante Alighieri recebe a todos, confere ao Congresso um clima de celebração. Na minha opinião, esse é o ponto alto do evento”, afirmou.

no images were found