Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Institucional / Notícias

Dante sedia evento da campanha #PorAmorAoMar

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 17 de dezembro de 2019
certificado da onu

No dia 4 de dezembro o Dante sediou o evento de certificação da campanha #PorAmorAoMar, iniciativa do projeto literário “Somos Todos Viajantes” que conta com apoio da ONU Meio Ambiente. Na ocasião, 14 das 30 escolas participantes da campanha destacaram-se e receberam um certificado da ONU pelo seu desempenho na iniciativa, que começou com o objetivo de zerar o uso de copos plásticos descartáveis e evitar a poluição dos oceanos. O Dante foi uma das escolas certificadas.

palestra

“O copo plástico foi apenas um ponto de partida para ampliar nossa percepção em relação à quantidade impressionante de tantos outros plásticos que são, na verdade, desnecessários. Eliminar os plásticos de uso único é o primeiro fundamento, recomendado pela ONU Meio Ambiente, no combate ao lixo no mar. Agora, seguimos avançando na agenda global 2030 com as metas da ONU, organizando eventos escolares de grande porte de forma sustentável, melhorando a gestão de resíduos sólidos e dando voz aos jovens, entre muitas outras ações”, explica a autora Claudia Lima, responsável pela campanha.

falzoni

No dia do evento, algumas das escolas participantes estiveram no Dante e visitaram o Telhado Verde, além de apresentar seus projetos, compartilhando conhecimento e experiência. O grupo também conheceu todas as áreas de sustentabilidade do Dante, como as composteiras, sendo guiado pelo gestor ambiental Joaquim Félix, além de contar com a brilhante participação da doutora em biologia marinha Ilana Sallorenzo, especialista em cultura oceânica e educação climática.

onu meio ambiente 1

A iniciativa, que começou em 2018, já conseguiu poupar o uso de 4 milhões de copos plásticos descartáveis. Apenas no Dante foram 530 mil copos. Em 2019, o Colégio já havia banido o produto de vez e focou então no desafio de eliminar o descarte de biocopos (feitos de papel), ainda utilizados em eventos e áreas de circulação de visitantes. O Dante também almeja aplicar diferentes sistemas de compostagem para a decomposição desse resíduo, de forma que possa resolver internamente todo o passivo de biocopos descartáveis consumidos dentro de suas dependências.

onu meio ambiente 2

“A campanha é muito legal porque incentiva as escolas a começarem a pensar e agir sobre esse tema, além de dar um gás para as escolas que, assim como nós, já têm projetos nesse sentido, engajando a todos. Há escolas de todos os tamanhos, públicas e privadas, dando a sua contribuição. É uma iniciativa muito importante e que, por isso mesmo, é reconhecida e endossada pela ONU”, comenta Joaquim. “Para o ano que vem queremos diminuir o uso de papel e biocopos e fomentar o uso da energia solar em vez da elétrica, além de aumentar o tratamento de água”, conclui ele.

onu meio ambiente 3
Categorias: Destaque, Institucional, Notícias