Dante reúne pais e professores para falar de segurança

Publicado em 15 de junho de 2016 às 17:44

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 13 de junho, uma nova edição da Roda de Conversa entre Pais e Educadores. O tema da vez foi “Segurança no espaço escolar”. O encontro foi mediado pela coordenadora do Departamento de Orientação Educacional, professora Elenice Ziziotti, e pela coordenadora-geral de Tecnologia, professora Valdenice Minatel.

Para enriquecer a conversa, dois pais e duas mães de alunos foram convidados para relatar experiências e expor pontos de vista variados sobre o assunto: o promotor de Justiça Fabio Bechara, a administradora e catequista Paola Prada, o economista Ricardo Russo e a também administradora Ana Stela Anderlini. Tanto Paola quanto Ana integram, aliás, a Comissão de Pais do Dante Alighieri.

A professora Elenice abriu o evento lembrando que o tema, por sua importância, merece ser debatido pela comunidade e que o Colégio está atento às demandas das famílias. Nesse ponto, Paola Prada fez menção ao fato de que o uso de catracas era, inclusive, uma demanda dos pais e que o assunto já havia sido até mesmo tratado com a Diretoria da escola. “Conversamos com o [então presidente] dr. Messina, e o Colégio estava estudando a aplicação desse sistema de segurança”, disse. Paola e Ana Estela deram exemplos de como o estabelecimento de regras sobre a circulação de alunos e familiares ajuda a preservar a harmonia do ambiente dantiano.

Ricardo Russo ponderou que, para haver respostas coerentes ao que se espera com relação ao controle de acesso, deve haver racionalidade nas medidas sobre o tema. “Quando há algum desastre, é comum todo mundo garantir que o ideal é dedicar tudo o que tivermos guardado para evitar novas ocorrências. Mas, em vez de esperarmos alguma tragédia, podemos analisar situações que ocorreram em outros lugares e adaptar medidas de segurança à realidade do Dante”, explicou.

O economista, cujo filho entrou no Dante este ano, disse que, ao conhecer o ambiente, se dispôs a conversar com a Diretoria e apontar melhorias que pudessem ser promovidas no ambiente escolar. Em contato também com a equipe de Tecnologia, ele, que tem experiência na implementação de sistemas de vigilância em condomínios, explicou que sempre haverá a possibilidade de se aprimorarem as ferramentas vigentes e que o Dante tem seguido o caminho de buscar soluções cada vez mais eficazes.

Para Fabio Bechara, o “grande desafio é encontrar o ponto de equilíbrio entre segurança e liberdade”. A esse respeito, ele lembrou das medidas de segurança promovidas pelo estado paulista à época da Copa do Mundo de futebol, realizada no Brasil em 2014, medidas de cuja coordenação participou como colaborador.

A seu ver, constitui um grande diferencial a comunidade do Dante falar sobre o assunto. “É fundamental haver esse empoderamento interno, que ajuda a garantir que todos possam enxergar a complexidade dos problemas existentes. Quando falamos sobre a segurança da vizinhança, por exemplo, sabemos que o Estado precisa melhorar nas ações que promove, mas também precisamos nos sentir parte do problema e das soluções. As mudanças podem ser mais fáceis de realizar do que imaginamos”, explicou.

Quanto à importância do diálogo entre a direção do Dante e as famílias dos alunos, a professora Valdenice lembrou que “nenhum sistema substitui a interação familiar”, razão pela qual as rodas de conversas são importantes para a difusão de diversos pontos de vista em um mesmo ambiente.

Outros pais e mães ali presentes também participaram da conversa e ofereceram sugestões de melhoria em diferentes áreas da escola, como na comunicação entre o Colégio e as famílias. Para conferir maior agilidade a essa troca de mensagens, uma das propostas chamava a atenção para a possível perda de eficácia dos e-mails e indicava como alternativa o uso do aplicativo WhatsApp para envio de notificações sobre os próprios alunos.

Ao final do encontro, as coordenadoras agradeceram a participação dos convidados e concluíram com elogios às observações e contribuições de todos.