Dante recebe cônsul-geral da Itália

Publicado em 10 de setembro de 2018 às 17:32
Categorias: , , ,

O novo cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, visitou o Dante no dia 4 de setembro para conhecer a infraestrutura e a equipe do Colégio e estreitar ainda mais os laços da comunidade italiana na cidade. O ministro Filippo fala português, mas aproveitou a visita para conversar em italiano com alunos e professores. O cônsul foi recebido pelas crianças do ECCE uno, que cantaram canções italianas e tiveram a oportunidade de falar com o diplomata sobre as suas famílias, o motivo por que estudam o idioma e a tradição da cultura do país. Em seguida, ele visitou o Departamento de Tecnologia e, junto aos funcionários, dialogou sobre o uso do celular em sala de aula, já que a proibição dos aparelhos nas escolas francesas tem gerado polêmica em toda a Europa.

O cônsul La Rosa assumiu o cargo no dia 1º de agosto, substituindo o ministro Michele Pala. Também participaram da visita o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina; a professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica; a professora Angela Angoretto, coordenadora do Departamento de Italiano; os conselheiros dr. Celso de Souza Azzi e José de Lorenzo Messina; o dr. Alfio Paglia, presidente da Associação de Ex-Alunos do Colégio Dante Alighieri (AEDA); e o professor Augusto Bellon, diretor escolar do Consulado Geral da Itália em São Paulo, que tem como principal função a coordenação e a supervisão dos cursos de língua e cultura italiana e das atividades das suas instituições gestoras.

O grupo passou por todo o Colégio, com paradas especiais na biblioteca e no centro de memória; no edifício Galileo, conferindo o auditório Miro Noschese, o laboratório de ciências e o ateliê de artes; no edifício Leonardo e na colmeia e, por fim, no museu de história natural. O cônsul também entrou em uma aula de italiano do 9º ano e conversou com os alunos, arrancando sorrisos dos estudantes com sua simpatia e quebrando o gelo de quem estava com vergonha de arriscar falar no idioma. A visita se encerrou com uma reunião na sala da presidência.

“É sempre uma honra para a nossa instituição receber a maior autoridade italiana presente aqui no país, afinal, o Dante foi fundado por imigrantes italianos há 107 anos. Temos laços históricos e muito profundos com a Itália e a colônia italiana no Brasil. É importante informar a autoridade diplomática que o Dante segue um caminho de modernidade, buscando a inovação, mas sem perder a tradição. Sempre estaremos de portas abertas para os italianos”, comentou o dr. José Luiz Farina, presidente do Colégio.

, , ,