Dante recebe Bernardo Kucinski e colegas da rede pública para atividade interdisciplinar

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 12:04
Categorias: , , ,

Na 2ª edição da Semana Literária, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade diferente: ao estudar a imigração no Brasil, os alunos acabaram realizando um trabalho interdisciplinar envolvendo geografia, história e produção textual e, como referência e inspiração, adotaram o livro “Imigrantes e Mascates”, de Bernardo Kucinski. Ao mesmo tempo, o colégio público Brigadeiro Henrique Fontenelle tinha as turmas de 8º ano estudando a Segunda Guerra Mundial enquanto os alunos do 5º ano escolheram trabalhar a imigração como tema do currículo participativo e também interdisciplinar, envolvendo aulas de inglês e de artes. Foi aí que as professoras e amigas Taís Fernandes, do Dante, e Patrícia Bezerra, do Fontenelle, perceberam o timing perfeito e decidiram fazer uma parceria. Taís convidou Patrícia a trabalhar a mesma obra e chamou os estudantes do Fontenelle para, junto aos dantianos, terem a oportunidade de conhecer o autor em duas palestras, uma de manhã e uma à tarde.

No dia 29 de outubro, Bernardo visitou o Dante e, sempre muito simpático e atencioso, conversou com todos os estudantes sobre seu livro, que retrata memórias de família. Kucinski é brasileiro, mas descende de imigrantes judeus poloneses que fugiram da Segunda Guerra, do nazismo e da pobreza que assolava aquela região da Europa na década de 1940. Bernardo ainda autografou livros e trabalhos dos alunos e tirou fotos com todos, depois de responder muitas perguntas sobre sua vida e obra.

“Foi muito bacana porque pudemos integrar muitas turmas e disciplinas. Os alunos do 8º ano ensinaram para os colegas menores tudo o que sabiam sobre a guerra e, juntos, leram o livro de Kucinski”, conta Patrícia de Oliveira Bezerra, professora de língua portuguesa e informática do Fontenelle. “Envolvemos professores de artes, história, inglês, fomos costurando os temas. No final, poder conhecer o autor e conversar com ele foi para fechar com chave de ouro”, diz Soraia Souza Cardoso, professora do 5º ano do Fontenelle. Também visitaram o Dante as professoras Márcia Ribeiro e Caroline dos Santos, junto a 41 alunos do Fontenelle. O grupo fez um pequeno tour pelo Colégio e pôde conhecer a biblioteca e o museu de história natural.

, , ,