Dante realiza tradicional festa junina com apresentações de dança e brincadeiras

Publicado em 20 de junho de 2017 às 12:26

O Colégio Dante Alighieri realizou, no dia 10 de junho, sua Festa Junina anual, que contou com diferentes brincadeiras para as crianças e barracas com comidas típicas. Além disso, os alunos da Educação Infantil e do 1o e 2o ano do Ensino Fundamental realizaram suas tradicionais apresentações de dança, bem como os dantianos da 3ª série do Ensino Médio – uma surpresa desta edição.

A celebração teve início com as danças do Jardim. Sendo a mais variada e destacada da programação, a apresentação dos pequenos dantianos encenou o típico casamento caipira e também aproveitou alguns elementos de festejos tradicionais, como o pastoril e o bumba meu boi. Adaptadas para o contexto da festa, as músicas possuem um papel fundamental nas apresentações, com o resgate de canções consagradas e composições regionais ou folclóricas do gênero frevo e forró. Ao final, as crianças se divertem com a tradicional quadrilha.

O Maternal, por sua vez, fez uma releitura de canções infantis adaptadas ao ritmo de festa junina, reunindo pais, filhos e professores em uma grande e alegre brincadeira em que todos dançam e cantam juntos.

Em seguida, foi a vez dos alunos do 1º e 2º ano – em horários diferentes – participarem da festa, combinando a autêntica quadrilha com duas danças marcadas por ritmos regionais brasileiros. Com um roteiro dividido em “música de abertura”, “quadrilha” e “música de encerramento”, as crianças dirigem o cumprimento, executam a contradança e fazem a despedida.

“Gostei muito das apresentações”, comentou a professora Suely Lerner, coordenadora do Departamento de Música. “O ponto principal é que as crianças se divertiram e ficaram orgulhosas de se apresentar. Isso faz com que a gente perceba que estamos transmitindo para eles essa tradição tão importante para o povo brasileiro, aprendendo que a festa junina é alegre, divertida, gostosa. Isso, para mim, é o essencial”, completou.

Nas quadras do Colégio, por sua vez, foram montadas brincadeiras e atrações, como tobogã inflável, pula-pula, chute a gol, entre outras. No Pátio Central, foram instaladas barracas com comidas típicas de festa junina, como espetinhos de churrasco, frutas com chocolate, milho, pamonha e outros pratos.

Já o pátio do edifício Michelangelo recebeu um bingo beneficente – cujo dinheiro arrecadado com a venda das cartelas será doado para a ONG Acorde – promovido pela Comissão de Pais do Dante Alighieri, oferecendo prêmios como jantares, brinquedos, viagens, uniformes de time de futebol autografados, entre outros.

Por fim, a grande surpresa do dia: a apresentação de dança da 3ª série do Ensino Médio. Preparados pela professora Beatriz dos Santos – do Departamento de Educação Física –, que coordenou os treinamentos durante as aulas, os alunos dançaram ao lado de professores e apresentaram a tradicional cerimônia de festa junina, com casamento e baião. “Foi muito divertido. É a primeira vez que fazemos algo assim no Colégio e todos estavam muito animados. Foi sensacional”, afirmou a professora Beatriz.