Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Home / Destaque / Institucional

Dante realiza trabalho de revitalização no Quintal da Criança

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 21 de agosto de 2017

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 5 de agosto, sábado, um trabalho de revitalização no Quintal da Criança, organização não governamental situada na região central de São Paulo, criada, em princípio, para atender filhos de catadores de materiais recicláveis. O espaço também começou a receber filhos de imigrantes em situação de vulnerabilidade social.

Quase 30 pessoas da comunidade dantiana participaram das atividades, principalmente alunas e alunos. O grupo também contou com a presença da coordenadora do Departamento de Orientação Educacional, professora Elenice Ziziotti, as orientadoras educacionais Claudia Meletti e Maria Aparecida Tebecherani, o gerente de Almoxarifado e gestor ambiental Joaquim Félix e membros de manutenção, disciplina e jardinagem.

Em pouco mais de seis horas, os dantianos limparam os espaços, realocaram móveis, removeram itens pesados que ocupavam espaços utilizados para atividades com as crianças, pintaram o playground e diversas áreas, como muretas, grades e um dos portões da organização e criaram artesanatos bastante coloridos para enriquecer o ambiente.

A aluna Esther Felício Soubihe, que participou do mutirão, disse que decidiu ir ao Quintal para ajudar as crianças, mesmo sem de fato ter contato com elas. “Acho que precisamos ajudar de toda maneira possível. Foi uma experiência muito importante para podermos sair um pouco de nossas realidades, e acho que o resultado do trabalho em equipe ficou bem legal. O visual muda muito o jeito com que as pessoas se relacionam com o ambiente, e, se está tudo colorido e bonito, o encontro deve ser mais positivo”, disse.

Bernardo Rocco endossou as motivações de Esther e comentou a importância do suporte a pessoas que vivem em situações delicadas. “Fui para ajudar as pessoas que não têm as mesmas oportunidades que nós, do Dante, temos. É importante reconhecer que há gente precisando de ajuda”, falou. “Acho que nosso envolvimento no trabalho foi bastante firme, e no final pudemos ver uma grande mudança. A equipe do Quintal com certeza poderá fazer um uso muito mais efetivo do espaço, e é muito gratificante poder dizer que fizemos parte disso.”

A diretora da organização, Iolanda Pereira de Menezes, iniciou o encontro falando do trabalho ali desenvolvido. “As crianças que vivem por aqui muitas vezes moram em cortiços e não têm quintal, espaço para brincar. Então temos uma equipe de profissionais que trabalham com leitura, música, brincadeiras e tudo que possa ajudá-las”, disse. “Estou muito contente pela parceria com o Dante, que sempre nos ajuda, e por recebê-los aqui e poder mostrar um pouco de nossa realidade.”

O Quintal da Criança é uma das organizações não governamentais com quem o Dante tem parceria há vários anos. Atualmente, é um dos destinos das doações dos produtos cultivados no teto verde.

Categorias: Destaque, Institucional
error: Conteúdo protegido!!