Dante realiza Scratch Day

Publicado em 28 de maio de 2019 às 11:57
Categorias: , , ,

No dia 4 de maio, um sábado, o Colégio Dante Alighieri realizou seu evento participante do Scratch Day, data celebrada desde 2008 em uma rede de eventos global. Em 2019, o Scratch Day contou com cerca de 800 atividades em todo o mundo. A ação consiste em fazer com que os alunos encontrem soluções para problemas usando a linguagem de programação Scratch, que foi desenvolvida há 16 anos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Participaram do evento no Dante 274 pessoas, entre pais e alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, turmas de robótica do 5º ao 7º ano e 5 escolas convidadas, sendo uma particular e quatro públicas, com alunos do 6º ao 9º ano: Colégio Stocco Santo André, EMEF Mauro Faccio – Zacaria, EMEF Mario Moura e Albuquerque, EMEF CEU Casa Blanca e EMEF Campo Limpo II.

Treze professores da equipe de Tecnologia Educacional mediaram todas as oficinas, que contaram com desafios diferentes para cada faixa etária e um desafio especial para as escolas convidadas. Além deles, o evento também teve a participação especial da professora Heloisa Zalcberg, que já tinha participado das edições de 2016 e 2018. Ela é doutoranda pela USP e Unifesp e trabalha em um programa de Educação Criativa para ajudar no aprendizado e no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, com o objetivo de superar questões emocionais e pedagógicas. “Contamos também com a participação e apoio de cinco alunos monitores que cursam atualmente o NIDe [Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento] e/ou GEETec [Grupo de Estudos Experimentais em Tecnologia]: Anna Laura Messina, Felipe Colohoridis, Guilherme Chen, Lucas Nunes e Miguel Araújo”, conta a professora de tecnologia educacional Tania Luciano.

Segundo Tania, é importante incentivar a participação da comunidade escolar no Scratch Day e disseminar a linguagem de programação Scratch para públicos que não a conhecem ou para que aqueles que a conhecem possam avançar em sua complexidade. “O Colégio precisa estar conectado aos movimentos mundiais e a toda a tendência de ensino de programação. É uma oportunidade de trazer os pais para a escola para que aprendam com as crianças e troquem diferentes experiências sobre o uso da tecnologia. É importante também poder oferecer a oportunidade para crianças que não estudam no Colégio, que tiveram seu primeiro contato com a programação em um evento divertido e inspirador”, afirma a professora.

, , ,