Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Notícias / Notícias da Home / Notícias em Destaque

Dante realiza Festa Junina Virtual para manter tradição entre crianças e suas famílias

Em 13 de julho de 2020

No dia 20 de junho, um sábado, o Dante realizou sua tradicional Festa Junina. Contudo, por causa da pandemia causada pelo coronavírus, este ano o Colégio, por meio do Departamento de Música, remodelou a enorme comemoração para o formato on-line. Diferentemente dos demais anos, em que a festa chegava a durar até 12 horas, desta vez o tempo foi reduzido para 4 horas de interações, atividades e brincadeiras virtuais, das 14h às 18h, na plataforma de EAD oficial do Dante.

A professora Gabriela Abdalla, coordenadora do Departamento de Música, conta que a decisão de manter a festividade mesmo à distância significou “propiciar aos nossos alunos e às suas famílias um pouco das tradições de nosso país, assim como trazer a oportunidade de vivenciar elementos da nossa cultura, como a música e a dança, tão importantes para a formação integral de nossos alunos”.

A Festa Junina foi voltada aos alunos do Maternal I, II, Jardim e 1º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, foram organizadas diversas salas virtuais, como se elas representassem as tradicionais barracas juninas, e uma sala específica nomeada como “Grande Salão”, na qual as crianças e suas famílias puderam se divertir dançando e cantando ao som das músicas juninas.

“No ‘Grande Salão’ o repertório foi composto por músicas apresentadas aos alunos durante as aulas de música, como os ritmos do cacuriá e pezinho; a quadrilha e as músicas tradicionais juninas”, conta a professora Abdalla. Já as barraquinhas virtuais contavam com brincadeiras típicas, como pescaria, bola na cesta, corrida do ovo, oficinas de construção de brinquedos, entre outras.

Para fazer a festa acontecer também dentro da casa das crianças, as professoras do Departamento de Música já haviam enviado instruções às famílias com diretrizes do que elas iriam precisar para realizar as mais diversas brincadeiras e a oficina, que foram guiadas no dia pelas professoras.

“Plena sintonia” é o sentimento que permeia essa experiência para a professora Angela Martins, diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I: “foi uma vivência muito interessante. Nós tivemos uma aderência bastante positiva, com cerca de 50% das famílias participando ativamente das barracas virtuais, engajadas nas brincadeiras e inclusive com as suas próprias casas enfeitadas”.

Você pode conferir abaixo as fotos do evento:

Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias em Destaque
error: Conteúdo protegido!!