Dante realiza festa junina com danças e brincadeiras

Publicado em 16 de junho de 2016 às 15:20
Categorias: , , ,

O Colégio Dante Alighieri realizou, no dia 11 de junho, sua festa junina anual, que contou com apresentações de dança dos alunos da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de diversas brincadeiras para as crianças e comidas típicas.

A festa teve início com uma série de apresentações de dança dos pequenos dantianos. Os alunos do Jardim protagonizaram uma encenação do típico casamento caipira, que, na ocasião, ganhou ares de uma graciosa opereta, com danças, músicas e um narrador responsável por costurar as cenas que faziam parte do espetáculo.

Os alunos do Maternal I e II, por sua vez, participaram de uma releitura de canções infantis, que foram adaptadas ao ritmo de festa junina. A ideia foi reunir os pais, filhos e professores em uma grande festa. No início, os pais assistiram às crianças dançando, mas, em seguida, todos se reuniram para dançar juntos a quadrilha.

Por fim, os alunos dos 1os e 2os anos participaram de uma festa que combina a autêntica quadrilha com duas outras danças marcadas por ritmos regionais brasileiros. Com um roteiro dividido em “música de abertura”, “quadrilha” e “música de encerramento”, é nessa sequência que as crianças dirigem o cumprimento, executam a contradança e fazem a despedida, lembrando a todos que, no ano seguinte, a festa se renova.

“Eu amo essa festa. É um momento em que o Departamento de Música incentiva os alunos e familiares e todos se divertem juntos”, comentou a professora Suely Lerner, coordenadora do Departamento de Música. “Tivemos uma série de músicas legais e alegres. Tudo isso foi refletido pelas letras, música, condução e narração de todo o espetáculo. Estou muito contente que estamos cada vez mais unidos e afinados”, completou a professora, fazendo referência à equipe de professores e funcionários do Colégio que se reúnem para elaborar a festa junina.

Já nas quadras do Colégio, diversas barracas com brincadeiras foram montadas. Havia atrações como tobogã inflável, pula-pula, chute a gol, pesca, entre outras. No pátio central, também havia diferentes opções de alimentação, desde o mais tradicional, como espetinhos de churrasco, até frutas com chocolates, pastéis e outros salgados.

Com o objetivo de deixar todo o ambiente mais festivo e atrativo, com referências próprias do tradicional evento brasileiro, o ginásio, as quadras e os pátios foram decorados com figuras que remetiam à festa junina. Foram mais de 12 mil bandeirinhas colocadas em todo o Colégio. Ilda Loschiavo, responsável pela decoração da festa, comentou que tudo foi muito elogiado. “Estava tudo lindo e todos gostaram muito. Estou muito satisfeita”, comentou.

O pátio do edifício Michelangelo, por sua vez, recebeu um bingo beneficente promovido pela Comissão de Pais do Dante Alighieri, que ofereceu prêmios como jantares, brinquedos e viagens. Todo o dinheiro arrecadado com a venda das cartelas será doado para a ONG Acorde. Outra iniciativa beneficente consistiu na doação do crédito restante dos cartões usados para consumo nas barracas. Dessa forma, aqueles que tivessem saldo nos cartões ao final da festa poderiam optar por depositá-los em urnas específicas, e o dinheiro arrecadado – um total de aproximadamente 3 mil reais – foi doado à Acorde.

Segundo Ana Carolina Sanches, mãe de uma aluna do Dante, a festa foi muito organizada e contou com diversas atividades. “Gostei de tudo, mas, em especial, das apresentações de música, já que também pude ver minha filha dançar”, comentou. Já sua filha, Lavínia Sanches, do Jardim I, disse ter adorado se apresentar. “Eu achei muito legal. Gostei muito”, disse a pequena dantiana.

no images were found

, , ,