Dante realiza evento on-line “Navegar é Preciso”, sobre a escolha profissional

Publicado em 9 de setembro de 2020 às 18:30
Categorias:

No dia 28 de agosto aconteceu o evento on-line “‘Navegar é preciso’: refletindo sobre a escolha da profissão”, para os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O evento durou 4 horas e meia e se propôs a ampliar os horizontes dos jovens que começam a descobrir interesses em futuras profissões.

Em pesquisa recente com todos os alunos do 8º e 9º ano e do Ensino Médio, o Colégio identificou o interesse por encontros com profissionais de diferentes áreas a fim de esclarecer dúvidas dos estudantes sobre carreira e profissão. A professora Miriam Brito, supervisora da Orientação Educacional, comenta que o Dante já tem a tradição de realizar eventos presenciais, como a Jornada de Informação Profissional, que contribui para levar ao jovem um painel atualizado sobre as tendências atuais no mercado de trabalho. “Na inviabilidade de fazermos o encontro presencial, optamos por migrar para o virtual e assim também mudar o formato para dinamizar e dar mais oportunidades de participação dos alunos”, completa.

Partindo para o on-line

O evento contou com a participação de 50 palestrantes, entre ex-alunos e familiares de alunos apaixonados por suas profissões ou estudos acadêmicos, como os ex-alunos Evandro Buccini, economista; Alessandra Maranca, que estuda matemática e linguística na Universidade Stanford; e Gabriela Nenna, engenheira química e ambiental da Cetesb.

A professora Miriam explica como foi a dinâmica: “foram criadas cinco salas virtuais simultâneas, cada uma com duas orientadoras educacionais, que organizaram os profissionais e os estudantes universitários em apresentações nas quais falavam tanto sobre o percurso acadêmico e currículo universitário como sobre as possibilidades de campo de trabalho para os formados. As perguntas dos alunos eram enviadas pelo bate-papo da plataforma e respondidas ao final”.

Ainda que o uso da tecnologia imponha desafios, a professora Miriam atenta para o fato de que também pode construir pontes, como a participação de pessoas de diferentes cidades e até de outros países, como foi o caso de Ana Clara Cassanti, engenheira ambiental que mora na Holanda e trabalha com adaptações climáticas e engajamento da juventude.

Futuro à vista: a travessia da escolha profissional

A professora Miriam explica que “o processo de escolha de carreiras é uma das etapas de construção do projeto de vida de cada jovem, em que se pensa não só a profissão mas também o papel social e a forma de contribuir com a sociedade na vida adulta. É uma construção de significado e realização pessoal”. Ela alerta para o fato de tais fatores serem essenciais para a saúde mental de cada um. “Não é simples, porque, além de conhecer carreiras diferentes, é importante também o autoconhecimento de interesses e habilidades. No Colégio nós trabalhamos esses conceitos de Projeto de Vida desde o 8º ano para que eles tenham tempo de amadurecer as ideias”, termina.

Além disso, as ações do Colégio para auxiliar os jovens nessas descobertas são muitas. As eletivas, por exemplo, oferecem a oportunidade de eles experimentarem o contexto específico de algumas carreiras, ajudando no processo de autoconhecimento, de descobertas pessoais e de escolhas. As aulas semanais de GPI (Gestão Pessoal e Interpessoal) também auxiliam neste sentido, levando alunos a pesquisar, discutir e até entrevistar profissionais de diferentes áreas.

Assim, a partir de um forte interesse dos alunos pelo tema, o evento “Navegar é Preciso” teve uma grande adesão por parte dos estudantes, contando com quase mil visitas às sessões.