Dante realiza edição anual do Contando e Ilustrando

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 13:02

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 9 de novembro, a edição anual do “Contando”, evento que homenageia diferentes autoras e autores que são referência na produção literária em língua portuguesa. Em 2016, o autor homenageado foi o angolano Ondjaki, escritor premiado que, entre outras conquistas, recebeu, em 2010, o prêmio Jabuti na categoria Juvenil com a obra AvóDezanove e o Segredo do Soviético. O evento foi realizado pelos departamentos de Língua Portuguesa, Artes e Tecnologia Educacional.

Como é de costume, a produção dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental não se limitou aos textos: por meio da atividade paralela nomeada “Ilustrando”, os dantianos enriqueceram o livro – produto final elaborado com os melhores contos e as melhores ilustrações – com montagens fotográficas inspiradas no trabalho do artista David Hockney. O livro conta com 15 contos escritos em dupla, além de 14 ilustrações produzidas por 27 alunos.

O presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, disse que a história de Ondjaki, que usa a literatura para buscar transformar a sociedade, é uma inspiração. “Assistindo a uma entrevista dele, fiquei feliz ao vê-lo apontando, entre suas referências, Clarice Lispector, grande autora, e José Nepomuceno, jornalista e escritor com quem estudei aqui no Dante”, contou.

A coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, professora Maria Cleire Cordeiro, celebrou o fato de ser este o décimo ano do Contando. “Parabéns a todos nós, e principalmente a esses jovens maravilhosos, que se inspiram em grandes utopias que nos chamam atenção, independentemente de nossa idade, falando de amor, amizade e transformação. A inspiração, na obra de Ondjaki, se dá fortemente por sua literatura em êxtase, por uma paixão de se descobrir que é possível interagir com o texto e vivenciar novas realidades”, disse. A professora Maria Cleire também foi homenageada pela equipe que organizou o evento. Em seguida, a professora Camila Capparelli realizou uma leitura expressiva do conto “A piscina do tio Victor”. (Clique aqui para ler o conto.)

A coordenadora do Departamento de Artes, professora Beatriz Perotti, esclareceu que, depois de várias edições realizando o Ilustrando com a proposta de os alunos desenharem, veio a ideia de realizar um trabalho inspirado no britânico David Hockney, fotógrafo, pintor, cenógrafo e gravador britânico que realiza um trabalho com “colagens fotográficas”, ação que consiste basicamente em retratar um cenário com dezenas de fotos. “Esse artista trabalha, há muito tempo, com uma maneira diferente de fotografar, fazendo basicamente um quebra-cabeça de imagens, oferecendo uma perspectiva diferente das fotos convencionais”, disse. (Clique aqui para acessar o site e ver as montagens de David.)

Após a explicação da professora Beatriz Perotti, a banda The Newtons, composta principalmente por alunos do Dante, se apresentou ao público. O grupo, que também se apresentou no último Dante Music Festival, tocou as músicas “Bete Balanço”, do grupo Barão Vermelho, e “Hotel California”, da banda Eagles. Em seguida, as professoras Katia Villari e Sophia Visconti, rodeadas por participantes do Contando, leram trechos de contos dos alunos premiados.

Por fim, o público assistiu a uma mensagem gravada pelo autor Ondjaki, que não pôde comparecer à cerimônia. “É uma honra ter sido escolhido. Sou angolano, e é significativo ver a abertura que vocês tiveram, pois adotaram minhas histórias e minha cultura”, disse. “A literatura é a maior construtora de pontes do mundo, então agradeço por mais essa ponte que vocês construíram.”