Dante realiza coquetel de comemoração dos 10 anos da revista Dante Cultural

Publicado em 1 de outubro de 2015 às 9:51

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite do dia 25 de setembro, um coquetel de comemoração dos 10 anos da revista Dante Cultural. O evento, organizado no pátio do edifício Michelangelo, contou com a presença de membros da Diretoria Executiva, redatores e colaboradores da publicação e convidados.

A Dante Cultural teve início em 2005, sob os cuidados tanto de Fernando Homem de Montes, gerente de Marketing do Colégio e publisher da revista, como do ex-aluno e jornalista Adriano De Luca. Responsável por noticiar a influência da cultura italiana sobre a brasileira, a publicação trouxe importantes matérias sobre diversos assuntos, como viagens para vinícolas no sul do Brasil, entrevistas com dantianos de renome e ensaios fotográficos. A partir da sexta edição, a revista ganhou uma nova editora, a ex-aluna Marcella Chartier, que assumiu o posto com a ideia de introduzir grandes mudanças na publicação.

A edição especial de número 30, lançada em julho de 2015, traz as melhores reportagens realizadas ao longo desses 10 anos, como trechos de entrevistas com ex-alunos como Hélio Mattar e Felipe Andreoli, viagens da editora Marcella Chartier em Florença e Verona, onde conheceu a família de descendentes de Dante Alighieri, e as melhores imagens feitas para a seção assinada por fotógrafos.

A mesma edição também apresentou os bastidores da revista, mostrando quem são os colaboradores e como cada um deles contribuiu para seu sucesso, desde a produção das reportagens até a edição e, por fim, a diagramação.

“E já se passaram 10 anos. Eu, ingenuamente, tinha medo de não termos assunto para manter a publicação por muito tempo…Mas já estamos na trigésima edição, e com uma lista enorme de temas a serem tratados”, comentou Fernando Homem de Montes.  “Um obrigado mais que especial ao Adriano e à Marcella, os editores da revista, por terem transformado, com muita eficiência e dedicação, aquela ideia inicial nesta revista que completa seu décimo aniversários, sem nunca terem se esquecido da minha recomendação inicial: sempre procurar pessoas que tenham enorme satisfação no trabalho que fazem, pois esta é a forma de entregarmos ao leitor textos que deem prazer em serem lidos”, completou.