Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Institucional / Notícias

Dante realiza 7ª edição do TEDx

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 21 de novembro de 2019
A chef Silvia Percussi no TEDx do Dante

No dia 9 de novembro, sábado, aconteceu a 7ª edição do TEDxDanteAlighieriSchool, evento independente organizado pelo Colégio Dante Alighieri que utiliza o formato e possui a licença de uma conferência TED, com palestras de até 18 minutos de duração para compartilhar boas ideias. Em 2019, o tema do evento foi “equilíbrio” em todos os sentidos, provocando reflexões sobre como é possível equilibrar as diferentes faces da vida.

O juiz Iberê Dias

Na programação, cinco palestras e uma apresentação interativa musical procuraram dialogar com o tema trazendo o equilíbrio para várias facetas do dia a dia, desde a alimentação balanceada, tema abordado pela chef Silvia Percussi, mostrando a importância de comer bem e como muitos problemas estão relacionados aos hábitos alimentares, até uma conta que não fecha no sistema de adoção brasileiro, já que, apesar de haver mais de 38 mil famílias para 5 mil crianças e adolescentes na fila, a maioria deles não “dá match” devido a restrições impostas acerca da idade. Buscando equilibrar essa questão, o juiz de direito e ex-aluno do Dante Iberê de Castro Dias foi um dos criadores do projeto “Adote Um Boa Noite”, que incentiva a adoção “tardia”, de pessoas com mais de 7 anos.

MM Izidoro

Mas foi o equilíbrio na saúde mental que dominou o TEDx do Dante. Marcel Izidoro, conhecido como MM Izidoro, deu início ao ciclo de talks do dia falando sobre a plataforma de promoção de saúde mental #EuEstou e questionando se o poder das redes sociais é subestimado, enquanto as alunas Alessandra Maranca, Catharina Morais e Maria Clara Nascentes, da 3ª série do Ensino Médio, apresentaram seu projeto científico que pode ajudar na formação de identidade dos jovens e alertar a sociedade sobre os riscos dos padrões sociais.

Já Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, especialista em felicidade e realização pessoal, contou como mudou radicalmente sua carreira e sua vida, chegando a encerrar as atividades de uma empresa de sucesso que tinha fundado, para se encontrar na eterna busca pelo sentido da vida e pelo propósito do trabalho. “O trabalho e o estudo ocupam um terço da vida da pessoa, e é muito difícil viver sem uma âncora. Essa âncora pode ser chamada de propósito. Com ele, é mais fácil manter o equilíbrio interno em meio às adversidades da vida, acessar e viver a própria potência, e é infinitamente mais fácil ser feliz”, disse Carla.

As alunas do Dante Alessandra Maranca, Catharina Morais e Maria Clara Nascentes

Encerrando o evento, o grupo Tricote, formado pelas amigas Camila, Daniela e Fabiana, misturou dança e teatro em uma apresentação interativa sobre “Ubuntu”, filosofia de povos da África subsaariana que também é ligada à luta contra o apartheid na África do Sul e que significa união na relação entre o indivíduo e sua comunidade.

O grupo Tricote

Confira as palestras completas abaixo:

M.M. Izidoro:

Alessandra, Catharina e Maria Clara:

Silvia:

Carla:

Iberê:

Tricote:

Categorias: Destaque, Institucional, Notícias
error: Conteúdo protegido!!