Dante promove TEDx

Publicado em 17 de setembro de 2018 às 18:07
Categorias: , ,

No último sábado, 15 de setembro, o Colégio promoveu o TEDxDanteAlighieriSchool no auditório Miro Noschese. A edição de 2018 do evento teve como tema principal o conceito de movimento, dando voz a palestrantes que, por meio de suas ações e ideias, fazem a sociedade se movimentar. O Dante promove o TEDx desde 2013. TED é uma organização americana sem fins lucrativos que existe há 26 anos e promove palestras curtas, de até 18 minutos, seguindo o lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. A iniciativa TEDx, por sua vez, concede licenças livres para que organizações ao redor do mundo possam promover a conferência em suas comunidades. O TEDxDanteAlighieriSchool ainda contou com as lindas apresentações musicais de Júlia Abdalla, aluna do Dante que é um fenômeno da flauta doce com prêmios internacionais, e Jota.Pê, cantor paulista de MPB que participou do The Voice Brasil em 2017.

Este ano, o evento no Dante contou com sete palestrantes. O carioca Fabio Seixo, fotógrafo, produtor de vídeo, jornalista e professor, abriu o TEDx falando sobre como a fotografia e as “selfies” afetam a relação do indivíduo com seu corpo e sua autoimagem e sobre a relação das fotos nas redes sociais com memória e aceitação. “Fotografamos não mais para registrar memórias, mas para nos livrarmos do esquecimento. O importante é achar um equilíbrio e saber registrar só o que realmente vale a pena”, disse ele.

Em seguida, o jornalista e professor Douglas Calixto falou sobre a linguagem dos memes e como ela é um espelho da nossa sociedade e vida corrida. Douglas também é editor de um portal de educomunicação e integrante do Núcleo de Comunicação e Educação da USP e recebeu prêmios pelo seu mestrado sobre memes. “Além da brincadeira, a velocidade é uma das principais características desse formato. O meme é um divertimento rápido, imediato e efêmero e não pode ser visto como uma forma de comunicação menor. Também tem seu valor”, explicou.

Fechando o primeiro bloco de palestras, a advogada, estudante de psicologia e ativista pelos direitos das pessoas com deficiências Nathalia Blagevitch falou sobre a criação do seu blog, “Caminho Acessível”, e da hashtag “#defitness” e sobre a dificuldade ao andar pelas calçadas de São Paulo e pelos aeroportos brasileiros. “Eu fui fazer academia e aí criei a hashtag. Pessoas com deficiência também podem ser fitness, sim! Não queremos mais ser tratados como crianças ou, pior ainda, com pena. Meu objetivo é mostrar que, com acessibilidade, podemos fazer tudo o que quisermos”, contou ela, que nasceu com paralisia cerebral.

Após um coffee break, os participantes puderam conhecer os adolescentes Laura D’Amaro Bittencourt, Natan Cardoso e Sofia Palma, estudantes paulistanos que tiveram um projeto de ciências enviado à Estação Espacial Internacional pela Nasa. Laura é aluna do Dante, Natan é aluno da Escola Municipal Perimetral e Sofia estuda na ONG Projeto Âncora, de Cotia. Eles desenvolveram um cimento espacial para ser usado em construções em outros planetas. O material, que é sustentável e reciclado e mais leve que o concreto comum, é uma mistura de cimento e plástico verde derivado da cana de açúcar. Em uma palestra emocionante e inspiradora, que arrancou aplausos da plateia, eles contaram tudo sobre o projeto e como foi viajar para os EUA e acompanhar o lançamento da experiência ao espaço em um foguete.

Encerrando o ciclo de palestras, o piloto e empreendedor Lucas Di Grassi apresentou a incrível tecnologia do “Roborace”, veículo autônomo que usa inteligência artificial e opera sem nenhuma interferência humana. O carro tem poder de mil cavalos, atinge 300 quilômetros por hora e possui motores elétricos, preservando o meio ambiente. “Esse é o nosso conceito para o futuro. Com carros autônomos e de energia limpa, podemos preservar a natureza e evitar mortes por acidentes de trânsito, que são causados na grande maioria das vezes por erro humano”, afirmou Lucas, que é ex-piloto de Fórmula 1, atual piloto de Fórmula E e campeão da temporada 2016/2017, embaixador do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente e CEO da Roborace. “Fiquei muito honrado pelo convite, pois sei que o TED é uma comunidade global de conhecimento e que vai me ajudar a espalhar a palavra sobre o projeto e acelerar o desenvolvimento dessa tecnologia”, agradeceu o piloto, que promoverá a primeira corrida oficial com os carros autônomos em 2019.

, ,