Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Institucional / Notícias

Dante promove segunda edição de Jornada de Cidadania Digital

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 23 de outubro de 2019
Alunas jogam jogo de tabuleiro inspirado em cidadania digital

A segunda edição da “Jornada de Cidadania Digital: só nos resta aprender” está sendo realizada pelo Dante entre os dias 2 de setembro e 1º de novembro. Nestes dois meses, o Colégio deve parar para refletir sobre o papel de cada um como cidadão, seja on-line, seja off-line: “Nossa intenção é termos uma terceira Jornada de Cidadania em 2020 sem especificar que é digital, porque a palavra vai sumindo, já que o importante é ser cidadão e seguir um comportamento ético, seguro e empático em todas as esferas, sem barreiras”, explica a professora Verônica Martins Cannatá, coordenadora de Tecnologia Educacional.

Com uma extensa programação que atende alunos do Maternal I à 3ª série do Ensino Médio, além de atividades especialmente desenvolvidas para pais, professores e funcionários, o evento pretende apurar cada vez mais o senso de responsabilidade e boas práticas no uso dos recursos tecnológicos. “A Jornada representa um aprofundamento nas reflexões e ações acerca de um dos temas mais pertinentes da sociedade contemporânea (digital ou não), que é a (con)vivência harmônica, ao mesmo tempo em que promove o engajamento de todos os sujeitos da comunidade escolar”, afirma a professora Valdenice Minatel M. de Cerqueira, diretora-geral pedagógica do Dante.

Entre as atividades, a Jornada irá promover uma coleta de lixo eletrônico, um workshop sobre controle parental, aplicação de jogos desenvolvidos pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, discussões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, aulas sobre privacidade hackeada, grupos de WhatsApp, empatia, direitos autorais, uso de drones e veículos autônomos e checagem de fontes, além da novidade da “deep fake”, tecnologia avançada que permite a manipulação de imagens em vídeo de forma bastante realista, de difícil identificação. “Parece brincadeira, mas a deep fake é perigosa e pode ser usada para difamação, pornografia, pedofilia e até como arma política”, alerta Verônica.

Também fez parte da Jornada o lançamento do “Guia para Citação de Fonte no Padrão ABNT”, disponível neste link, que vem sendo bastante discutido em sala de aula. “Queremos que os alunos entendam que a internet não é uma terra sem lei, que todo conteúdo tem dono. Mais do que um dever legal, é uma questão ética, de respeito à propriedade intelectual. E, quando entendermos que tudo tem crédito, talvez possamos acabar com as fake news ou pelo menos diminuir bastante esse problema”, comenta a professora Verônica.

II Jornada de Cidadania Digital

Saúde Mental

Um banner gigante instalado na colmeia de frente para o pátio central traz a palavra “BASTA!” formada por um acróstico com os dizeres “Bullying”, “Angústia”, “Solidão”, “Troca de ofensas” e “Ausência”. “A ideia do banner é fazer uma intervenção, chamar a atenção para que as pessoas olhem, parem e pensem”, explica Verônica. “Este ano quisemos focar no âmbito comportamental, na saúde mental e até mesmo na questão do Setembro Amarelo, já que a edição de 2018 ficou mais na esfera tecnológica. Alinhamos os temas e as atividades ao projeto socioemocional do Colégio também”, esclarece a professora.

Reconectar

“Para nos conectar por tanto tempo nos meios digitais, do que estamos nos desconectando na vida real? Por que estamos tão ligados com quem está do outro lado da tela, mas não olhamos para quem de fato está à nossa volta?”, questiona Verônica. Esse assunto foi tema de aulas preparatórias para a redação do Enem e, por isso, a professora e coordenadora de Tecnologia participou da aulas de produção textual fazendo a reflexão – que acabou sendo tão importante para alunos e professores que se tornou tema da palestra “Como reconectar as famílias brasileiras”. A apresentação foi feita para todo o corpo docente do Dante e, ainda dentro das ações planejadas para a Jornada, também será feita aos pais.

Categorias: Destaque, Institucional, Notícias