Dante participa do ICLOC com nove projetos

Publicado em 4 de junho de 2019 às 17:11

No dia 25 de maio o Dante esteve presente no maior congresso de práticas letivas do Brasil, o ICLOC, que foi realizado na Fundação Álvares Penteado (FECAP). Em sua 11ª edição, o evento contou com mais de 1.600 educadores de escolas públicas e particulares, com mais de 1.100 trabalhos inscritos da Educação Infantil ao Ensino Médio, permitindo a troca de informações e experiências sobre o dia a dia na sala de aula.

“Desde a sua criação, o ICLOC se propôs a organizar congressos em que professores fossem os protagonistas, que apresentassem comunicações orais, relatassem suas aulas, projetos e planejamentos e também debatessem, com o público, assuntos ligados a suas práticas”, afirmou Sylvinha Gouvêa, presidente do congresso. Nesta última edição, o evento também teve, pela primeira vez, mais instituições públicas do que particulares entre as escolas participantes. “Para o nosso país, onde apenas 15% dos estudantes da educação básica frequentam a escola particular, poder contribuir para a formação de 85% da população é extremamente significativo”, disse Sylvinha.

Ao todo, 18 professores do Dante participaram apresentando nove projetos, de educação emocional a literatura e mitologia grega e até uma eletiva de física quântica. “É muito interessante para nós poder participar e divulgar o trabalho que fazemos aqui no Dante. Levamos iniciativas feitas com alunos de 6º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª série do Ensino Médio, das aulas eletivas e do apoio pedagógico”, conta a professora Márcia Vaz, coordenadora de língua portuguesa. “O evento também nos possibilita fazer parcerias, estreitar relações e trocar ideias e experiências com outras escolas, o que enriquece muito o trabalho de todos. A aproximação com as escolas públicas também merece destaque, porque por meio dessa conexão começamos a pensar em parcerias diferentes que possam oferecer aos nossos alunos a oportunidade de conhecer diferentes realidades e, aos alunos deles, a oportunidade de elaborar projetos pedagógicos de leitura que realmente incentivem as turmas, com visitas ao Dante, participação na nossa Semana Literária, alguma ação que vá além de doações e conecte de fato as instituições. O ICLOC nos proporciona esse rico contato”, afirma Márcia.