Dante participa de Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 16:37

O Dante esteve presente na primeira edição da Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, realizada em Curitiba, no Paraná, de 26 a 28 de setembro. O evento reuniu gestores, educadores, pesquisadores, empreendedores e desenvolvedores interessados em adotar a abordagem da aprendizagem criativa em escolas e espaços de educação não formal de todo o Brasil, abordando sua aplicação em sala de aula, o uso da linguagem de programação Scratch, práticas mão na massa, inclusão, avaliação e documentação de projetos. Na programação, havia palestras, mesas-redondas, apresentações-relâmpago, oficinas, mostra interativa e reuniões da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Um dos convidados palestrantes era Leo Burd, brasileiro que é professor e pesquisador do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e que desenvolveu junto ao Dante e à Faber-Castell o Espaço de Criatividade, sala de aula interativa que alia artes e tecnologia para que os alunos criem projetos focados em resolução de problemas e inovação.

“Nós fomos convidados justamente para falarmos sobre essa parceria do Dante com a Faber-Castell, participando de uma mesa-redonda sobre aprendizagem criativa e de uma oficina de construção de brinquedos”, conta a professora Verônica Cannatá, coordenadora-assistente de Tecnologia Educacional. “A ideia era compartilhar conhecimento e experiências, já que o Dante é pioneiro no uso de aprendizagem criativa no currículo e ajudou na elaboração do guidebook do primeiro ano do Ensino Fundamental”, afirma. No Colégio, além do Espaço de Criatividade, as aulas de tecnologia usam a linguagem Scratch, que foi criada pelo MIT e que tem, todo ano, um evento global que funciona como um grande desafio de resolução de problemas com programação (o “Scratch Day”). O Dante também trabalha aprendizagem criativa nas aulas de robótica, sendo que o “Dia da Luz”, realizado em junho, foi um exemplo de como aplicar esta abordagem em sala de aula.