Dante participa das feiras Mostratec e Mostratec Júnior

Publicado em 23 de novembro de 2018 às 9:02
Categorias: , , ,

Na semana de 21 a 27 de outubro, 12 alunos representaram o Dante nas feiras Mostratec e Mostratec Júnior, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul – e saíram com vários prêmios!

A Mostratec é voltada para alunos de Ensino Médio e Técnico, enquanto a Júnior aceita alunos até o 9º ano do Ensino Fundamental, sem limite inicial de idade. Na comissão dantiana, havia dois estudantes para a Júnior e dez para a Mostratec. “Para estar lá, eles já tinham sido premiados, já que o credenciamento para participar da Mostratec e da Mostratec Júnior é conquistado em outras feiras. Só três alunos foram por inscrição, e ainda assim a peneira é bem difícil”, explica Geisly Katon, assistente de coordenação-geral pedagógica e professora do Cientista Aprendiz, que acompanhou a turma durante toda a viagem.

“Participar da feira é um reconhecimento da pesquisa deles, da paixão deles pelo projeto e também do trabalho de todos os professores envolvidos. Além disso, é um ambiente internacional que permite conhecer gente do mundo todo e fazer ótimos contatos. Conversamos com estudantes de países como Itália, México, África do Sul, EUA, Dinamarca e Paraguai. Teve até uma noite cultural para cada país apresentar suas tradições”, conta Geisly.

Confira os prêmios conquistados pelos alunos do Dante:

MOSTRATEC JÚNIOR 2018

Aluna: Lara Johnsen Villas Bôas Stefani

Orientadora: Carolina Lavini Ramos

Projeto: Cultivo do guaco in vitro: buscando maiores teores de cumarina

– 3º Lugar na categoria 9º ano;

– Credenciamento para participar como finalista da feira Esi Mundi, em Abu Dhabi, em 2019.

Aluno: Pedro Valim Hespanha Gonçalves

Orientadora: Juliana de Carvalho Izidoro

Projeto: Utilização de resíduos de mineração da Samarco para a fabricação de materiais usados na construção civil

– 2º lugar na categoria 9º ano;

MOSTRATEC 2018

Alunas: Michelle Caroline Kim e Valentina Ferraracio Bellelli

Orientadora: Juliana de Carvalho Izidoro

Projeto: Síntese de material adsorvente de baixo custo utilizando resíduos industriais do processamento de ferro e sua aplicação na remoção de poluentes

– 2º lugar na categoria Meio Ambiente;

– Credenciamento para participar como finalista da FECIENCAP, no Paraguai, em 2019.

Alunas: Alessandra Maranca, Catharina de Morais e Maria Clara Nascentes

Orientador: Ian Bastos

Projeto: O Impacto da Formação de Identidade Hipermoderna: Ação Comunicativa para Saúde Mental dos Adolescentes (Fase II)

Premiações:

– Credenciamento para participar como finalista do Foro de Ciencias y Civilización, em Entre Rios, na Argentina, em 2019.

Aluna: Beatriz Ramos De Oliveira

Orientadora: Rita Maria Saraiva de Barros

Projeto: Um estudo sobre o uso excessivo de internet e sua possível interferência na atenção em atividades escolares e relacionamento interpessoal de adolescentes

Aluna: Bianca Cotti Caminada