Dante oferece eletiva de jornalismo em parceria com a ESPM

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 8:55
Categorias: , ,

Durante o primeiro semestre deste ano, o Dante ofereceu pela primeira vez uma eletiva de jornalismo e produção midiática em parceria com a faculdade ESPM. Nessa aula, que é voltada para o Ensino Médio, os alunos puderam conhecer melhor algumas técnicas utilizadas no jornalismo e produzir uma reportagem multimídia sobre um tema de interesse público escolhido pelos próprios estudantes. A eletiva gerou trabalhos tão impressionantes que continua agora no segundo semestre e terá novas turmas em 2019 também. Ao final do curso, os alunos entregaram um projeto multimídia, construindo um site e criando conteúdo em diferentes formatos: vídeo, texto, áudio (podcast), foto, infográfico etc. Entre os conceitos trabalhados, os estudantes aprenderam redação, apuração, checagem de informação, entrevista, análise de dados, pesquisa, pauta, imparcialidade, direito autoral e de imagem. Os alunos trabalharam de forma autônoma em núcleos, simulando a organização de uma redação jornalística, mas sempre contando com orientação e mentoria.

“Fizemos um grande brainstorm de temas, para que proativamente os estudantes elegessem as pautas de cada trabalho e para que os grupos fossem divididos de acordo com o interesse de cada um. Para a nossa surpresa, os temas que eles sugeriram eram bastante densos, como a crise de refugiados e a descriminalização do aborto”, afirma Barbara Endo, professora de tecnologia educacional que faz a mediação da eletiva de jornalismo em parceria com a professora Cláudia Bredarioli, da ESPM. Cláudia ensina jornalismo na graduação e na pós-graduação da ESPM e, na participação da eletiva no Dante, esteve muito próxima dos alunos. Também participaram da eletiva o professor de tecnologia Henrique Amaral, engenheiro que estuda educomunicação e ajudou com a análise de dados e a construção dos sites, e os jornalistas Leonardo Sanchez e Daniel Fernandes, que mandaram vídeos comentando as produções e oferecendo feedback com um olhar profissional. Leonardo é ex-aluno do Dante, participou por vários anos da oficina de jornalismo Dante em Foco e trabalhou no Guia da Folha de S.Paulo, enquanto Daniel é editor de suplementos do Estado de S. Paulo. “Eles comentaram cada uma das reportagens e ressaltaram seus pontos altos, além de terem dado dicas de melhoria, caso algum dos grupos quisesse alterar o produto final ou fazer uma nova reportagem”, conta Barbara.

“Dar aula para alunos mais novos do que estou acostumada é uma delícia, estou adorando. A gente se adapta à metodologia do Colégio e tem a oportunidade de ver como a produção jornalística dialoga com o Ensino Médio, além de entender de onde vêm os nossos alunos da graduação. Isso promove o diálogo, e podemos pensar em proximidade com os alunos, gerando inovação”, comenta Cláudia, que acredita que a cada ano os universitários chegam à faculdade com mais habilidade no uso avançado de tecnologia: “é uma questão geracional”. A professora fez doutorado em comunicação e educação com foco em tecnologia e ficou feliz em ver, na turma da eletiva, alunos que não pensam em seguir carreira na área da comunicação.

Além dos temas, o trabalho dos grupos também impressionou, com pesquisas muito maduras. O grupo que trabalhou com cinema entrevistou um representante da Ancine e uma pesquisadora americana em inglês. Já o grupo que retratou a crise dos refugiados tentou contato com a embaixada da Síria – sem sucesso, mas com uma boa experiência para levar como aprendizado. Os estudantes também fizeram uma visita à ESPM, onde puderam usar os laboratórios da faculdade, aproveitando a infraestrutura da redação e do estúdio de rádio. “Temos uma equipe na ESPM, o núcleo de relacionamento, que faz a ponte entre a universidade e as escolas. Não queremos apenas prospectar alunos como também levar conteúdo de ensino superior para eles”, afirma Cláudia.

Confira as reportagens multimídia do primeiro semestre:

Aborto

Cyber assédio