Dante mantém atividades interativas de música em casa

Publicado em 28 de abril de 2020 às 17:30
Categorias:

Com a suspensão das aulas por conta da epidemia de Covid-19, o Colégio Dante Alighieri vem se empenhando em manter o processo pedagógico e de aprendizado que fora planejado para o ano pelo corpo docente.

Por isso, o Departamento de Música incentiva os alunos a realizar atividades práticas e interativas, como cantar, tocar e dançar, seguindo as propostas pedagógicas lançadas no Moodle, para que assim preservem o vínculo com a música.

A professora Shirleyne conta que os alunos têm agora a oportunidade de ver a música por outro ângulo. “Eu acho que eles estão aproveitando de uma maneira que nunca pensaram aproveitar antes, porque estão fazendo as atividades explorando os sons de suas casas.”

Nesta matéria, vamos descobrir como o Departamento de Música do Colégio vem trabalhando para garantir aos alunos as aulas à distância e a transmissão de atividades pedagógicas sem perder a qualidade. “Nos dias de isolamento, estamos planejando as aulas apresentadas na plataforma digital. Todo minuto é um tempo de aprendizado. É preciso aprender como funciona a plataforma, filmar – muitas vezes sozinha –, imaginar como as crianças fariam as atividades sem os instrumentos, pensar em quais objetos elas poderiam encontrar na sua casa que poderiam fazer parte da nossa aula digital”, explica a professora Mayumi Takai.

“Estamos apresentando possibilidades e atividades para que os alunos criem e interajam com o novo universo sonoro fazendo uso dos objetos que eles têm em casa, como copos, colheres e caixas, transformando-os em instrumentos musicais, e até mesmo descobrindo as diferentes possibilidades da percussão corporal”, concorda a professora Patricia Cavichiolli.

Além do planejamento e do cuidado para com o conteúdo passado, a qualidade técnica do material também é motivo de atenção por parte das professoras, uma vez que elas buscam gravações de boa qualidade para que em diferentes aparelhos, como celulares, tablets e computadores, os ouvintes possam ter uma experiência sonora mais próxima do ideal. Durante estes dias, a equipe de música está trabalhando com todo o apoio da equipe pedagógica e da equipe de Tecnologia da Informação para que o aprendizado seja vivo e vibrante também em casa.

Em um primeiro momento, as atividades eram gravadas pelos professores e disponibilizadas na plataforma digital para o acesso dos alunos.

Atualmente as aulas são transmitidas em tempo real, o que permite aos alunos acompanhar as atividades em sintonia com os professores e os demais colegas. As plataformas em uso no Dante são modernas, eficientes e acessíveis e foram disponibilizadas com treinamento adequado. A interação ao vivo com os alunos possibilita a prática de danças de roda, atividades de criação e composição em grupo, brincadeiras musicais com interação ou mesmo a formação de bandas e canto coral. “Os alunos se mostram muito interessados em nossas aulas. Eles têm interagido o máximo possível, cantando, tocando e dançando”, conta a professora e coordenadora Gabriela.

Mesmo com a adoção das aulas on-line em tempo real, o conteúdo do Moodle continua atualizado, completo e disponível para que os alunos possam acessá-lo de casa na hora que desejarem e que lhes for mais conveniente.

Apesar do ônus de estar longe dos alunos fisicamente, a professora Mayumi Takai destaca que tal desafio proporciona às professoras a oportunidade de conhecer as possibilidades da tecnologia na educação. “No momento em que o mundo está passando por isolamento, acredito que o ensino à distância é a melhor maneira de os alunos aproveitarem para manter contato social, mesmo que virtualmente. Também é uma oportunidade de ampliar o leque de possibilidades de todas as áreas de conhecimento”, diz Mayumi.