Dante leva dois experimentos do Cientista Aprendiz à estratosfera

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 11:47

Alunos do Colégio Dante Alighieri participaram, em 2 de setembro, do lançamento de um balão estratosférico com dois experimentos de membros do programa Cientista Aprendiz. O evento aconteceu na zona rural de Itápolis, a 370 km da capital.

Ambos os estudos analisarão o impacto das condições climáticas da estratosfera (diferenças na radiação e umidade, por exemplo), em uma altitude de aproximadamente 30 km, nos objetos ali expostos.

O primeiro estudo enviou um conjunto de sementes de tomate, que poderão germinar com diferenças genéticas em comparação às sementes comuns, não expostas a essas condições adversas. A pesquisa, conduzida pela aluna Gabriela Sobrinho Marcondes, da 2ª série do Ensino Médio, já enviou sementes anteriormente.

O segundo estudo, de responsabilidade dos alunos Breno Rudella Tonidandel e Tuffy Licciardi, ambos da 1ª série do Ensino Médio, consistiu em uma pequena peça produzida por uma mini-impressora 3D durante o voo. As condições estratosféricas têm similaridades com o clima de Marte, então uma impressão bem-sucedida poderia indicar a possibilidade de grande parte da infraestrutura necessária para uma futura colonização de Marte ser produzida no próprio planeta a partir desse tipo de ferramenta.

Esse é o terceiro balão lançado pelo projeto Garatéa – um consórcio que busca o desenvolvimento das ciências espaciais no Brasil – que contou com a participação de dantianos.

O evento contou com a cobertura jornalística da TV TEM, afiliada da TV Globo no interior. A coordenadora-geral pedagógica do Dante, professora Sandra Tonidandel, participou da reportagem e explicou a importância desse tipo de atividade. Dois alunos, além do engenheiro Lucas Fonseca, responsável pelo Garatéa, também participaram da produção. Clique aqui para acessar a matéria publicada no portal G1.

Confira, abaixo, o vídeo produzido pela equipe do Garatéa, que conta com trechos gravados durante o preparo do aparato, além de registros feitos pela câmera acoplada no balão: