Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Banner / Destaque / Ensino Fundamental / Ensino Fundamental II / Ensino Médio / Institucional / Notícias

ECCE, o programa bicurricular italiano do Dante

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 22 de outubro de 2019
Novo programa bicurricular italiano do Dante

O ECCE, programa bicurricular italiano do Dante, vai muito além do trabalho que já era feito com as aulas regulares do idioma no Ensino Fundamental e com as turmas do Curso de Língua e Cultura Italiana (CLeCI). O ECCE é uma nova opção pedagógica e segue alinhado às origens do Colégio, que foi fundado por imigrantes italianos com o objetivo de oferecer uma educação de excelência – originando também o nome escolhido para o programa, já que em italiano excelência é eccellenza.

“O Dante é uma escola fundada por imigrantes italianos há mais de cem anos, e, com o novo currículo, oferecemos uma proximidade maior com a cultura do país e trazemos mais oportunidades aos nossos alunos, pois uma educação bicurricular diferenciada como essa abre muitas portas. Afinal, dominar mais de um idioma além do inglês, estar familiarizado com a diversidade de culturas e ter um diploma europeu são vantagens tanto na carreira acadêmica quanto na profissional, sem contar o ganho no desenvolvimento pessoal dos estudantes”, explica a professora Angela Angoretto, coordenadora do Departamento de Italiano.

“O italiano é a quarta língua mais estudada do mundo, e, com o ECCE Due, a grade curricular segue o padrão europeu, com carga semanal de cinco horas de inglês (duas horas a mais do que contempla o currículo brasileiro) e sete horas de italiano (contemplando língua e literatura), além de aulas de informática, tecnologia, música e duas aulas de artes (uma a mais do que o currículo brasileiro), proporcionando uma formação cultural e humanística completa”, afirma a professora de italiano Eugenia Vezzelli, que assim como a professora Angela Angoretto é nascida e formada na Itália.

O programa

O curso ECCE é dividido em três partes: ECCE Uno, ECCE Due e ECCE Tre. O ECCE Uno, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, é um curso complementar intensivo, que ocorre no contraturno das aulas e substitui o CLeCI. No ECCE Uno, dá-se início à ambientação e à inserção na língua e na cultura italianas, com quatro horas de aula divididas em dois dias por semana para estudantes de 1º e 2º ano e cinco horas de aula divididas em três dias por semana para alunos do 3º ao 5º ano. O ECCE Uno também funciona como uma preparação para o ECCE Due, trazendo aprofundamento linguístico.

Veja mais abaixo sobre o ECCE Uno no vídeo especial do “Dante Explica”:

Já o ECCE Due (para alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental) e o ECCE Tre (para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio), que são a grande novidade, são cursos bicurriculares. As turmas são, o tempo todo, exclusivas do curso, com matérias do currículo italiano e do currículo brasileiro, ensinadas em italiano e em português.

Saiba mais sobre o ECCE Due no vídeo abaixo, com depoimentos dos próprio alunos da turma:

No ECCE Tre, o aluno terá ainda um aprofundamento na cultura europeia humanística, além de uma preparação específica para vestibulares nacionais e, principalmente, internacionais, com todas as suas variedades de processos de admissão. O Dante também dispõe de parcerias com universidades italianas renomadas, como o Politecnico di Torino e a Università Alma Mater di Bologna, cujas provas de admissão são aplicadas diretamente no Colégio – o único local que realiza os testes no Brasil. O Dante também recebe anualmente bolsas de estudo oferecidas pela PoliTo, e o teste de admissão de Bologna é válido para todas as universidades italianas que fazem parte do Consorzio Interuniversitario Sistemi Integrati per l’Accesso (CISIA, uma organização que gerencia os testes de acesso de universidades italianas – equivalente ao nosso vestibular ou Enem), aumentando ainda mais as possibilidades acadêmicas para os alunos. O Colégio ainda mantém contato próximo com a Università Cattolica e a Università Bocconi di Milano.

Os diferentes níveis do ECCE remetem aos diferentes níveis escolares da educação italiana, sendo que o ECCE Due corresponde à “Scuola Secondaria di 1º grado”, ou “Scuola Media” (6º ao 8º ano do Ensino Fundamental brasileiro), e o ECCE Tre corresponde à “Scuola Secondaria di 2º grado”, ou “Liceo” (9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio no Brasil). Já o ECCE Uno é um curso complementar, extra, para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e funciona como um curso preparatório para o ECCE Due, em que o aluno passa para o programa bicurricular. Todas as etapas do ECCE são opcionais e adicionam um valor extra à mensalidade.

Uma formação completa

O ensino da língua italiana já faz parte do currículo oferecido pelo Dante e prevê um percurso do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com cargas horárias de 40 minutos, uma vez por semana, para alunos de 1º a 5º ano; e de 45 minutos, três vezes por semana, para alunos de 6º a 9º ano. Já o Curso de Língua e Cultura Italiana (CLeCI), criado em 2015, era destinado aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para oferecer um estudo mais intenso da língua e cultura italiana, com aumento progressivo da carga horária, indo de 4 a 5 horas semanais no contraturno – agora, o CLeCI foi aperfeiçoado e substituído pelo ECCE Uno, que funciona de forma semelhante.

Mas, a partir do ECCE Due, o estudante terá aulas diferenciadas de italiano, com literatura e gramática, que funcionarão da mesma maneira que as aulas dadas nas escolas da Itália, além de aulas de história e geografia dadas em italiano, desenvolvendo assim ainda mais a fluência na língua e se aproximando significativamente da cultura e dos costumes do país, além de trabalhar habilidades e aprendizados que não fazem parte do currículo escolar brasileiro, complementando sua educação. “Por enquanto, as aulas de italiano, história e geografia são ministradas em italiano e, a partir do ano que vem, de forma progressiva vamos implementando também aulas de matemática, ciências, informática e até música no idioma estrangeiro. A ideia é ensinar os alunos do Dante da mesma forma como se ensina nas escolas da Itália. Aulas de português, história e geografia do Brasil também não ficam de fora – mas estas continuarão a ser ministradas na língua local”, esclarece Eugenia.

“Assim como é costume nas escolas de lá, também vamos ler clássicos como a Odisseia e a Ilíada, trabalhar fábulas e lendas tradicionais da região, exigir que os alunos façam redações e pequenas apresentações em italiano para desenvolverem a habilidade de falar bem em público, além de provas orais, que são muito comuns no país e não tão habituais aqui no Brasil. Assim seguiremos gradualmente desenvolvendo o currículo até chegar à primeira turma formada no ECCE Tre, que é o Liceo”, conclui a professora.

O Colégio também oferece cursos de língua e cultura italiana para estudantes de Ensino Médio como matérias extracurriculares e eletivas. Duas das eletivas, inclusive, preparam para a prova de certificação da Università di Siena (níveis B1 e B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – QCER, o padrão europeu utilizado para medir o nível de compreensão e expressão oral e escrita em um determinado idioma); enquanto a eletiva Cucina Regionale Italiana trabalha a cultura e a geografia de algumas regiões da Itália por meio de aulas práticas e teóricas de gastronomia, oferecendo dois módulos.

Em 2019, a primeira turma do ECCE Due fica na escola em período integral, das 7h45 às 16h. Alunos que não cursaram o ECCE Uno podem optar por cursar o ECCE Due sem problemas, contando com apoio da equipe de italiano – que oferece uma aula de aprofundamento da língua dentro da própria carga horária e plantão de dúvidas extra. Atualmente, o programa conta com cerca de 50 alunos na turma do ECCE Uno e 18 na turma do ECCE Due.

Confira abaixo a primeira edição do “ECCE Show”, talk show em italiano feito pelos alunos do 6º ano I do Ensino Fundamental (ECCE Due):

Categorias: Banner, Destaque, Ensino Fundamental, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Institucional, Notícias