Dante lança área de apoio para graduação no exterior

Publicado em 4 de abril de 2019 às 16:35
Categorias: , , ,

O Colégio Dante Alighieri inova mais uma vez dando início à U-Connection – University Connection, nova área de graduação no exterior, para apoiar o crescente número de estudantes interessados em fazer faculdade fora do Brasil. A equipe será formada por professoras da High School e do Departamento de Inglês e coordenadoras educacionais do Dante com a missão de orientar os alunos nos processos seletivos de universidades dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Itália. A U-Connection também conta com a parceria da consultoria educacional Daquiprafora, empresa com longa experiência no preparo de jovens interessados em ingressar em universidades estrangeiras. Já em 2019, a U-Connection organizará eventos informativos para toda a comunidade escolar e prestará atendimento aos alunos que desejarem se candidatar a processos seletivos no exterior, além de oferecer disciplinas eletivas e cursos optativos, com plantões, simulados, palestras e workshops.

No dia 25 de março, houve uma reunião de apresentação para pais e responsáveis de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio no auditório Miro Noschese, com participação das professoras Valdenice Minatel M. de Cerqueira, diretora-geral pedagógica; e Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. “O grande papel da escola é ajudar nossos alunos a alcançarem seus sonhos, aqui no Brasil ou no exterior. Temos um programa de High School muito bem estruturado aqui no Dante, então fazer faculdade no exterior se tornou uma opção muito próxima para os dantianos; e precisávamos de orientação especializada para apoiar esse sonho deles”, disse Valdenice.

“Esse trabalho vem sendo desenvolvido já há alguns anos, e pouquíssimas escolas têm um programa tão bem estruturado quanto o Dante. A Daquiprafora foi fundada em 2001, já assessorou mais de 3 mil alunos e conseguiu mais de 130 milhões de reais em bolsas de estudo”, afirmou Felipe Fonseca, diretor e um dos fundadores da Daquiprafora. “O intercâmbio traz conhecimentos muito valiosos, que vão além da educação de qualidade, como desenvolvimento pessoal, adaptação e flexibilidade, organização e administração de tempo e de vida, maturidade, resiliência, mente globalizada e a experiência de sair da sua zona de conforto. Além disso, o mercado de trabalho valoriza muito o estudo no exterior, sendo que muitas empresas grandes têm processos seletivos específicos para quem fez graduação fora, como BTG, Itaú, Ambev, Falconi e Red Bull. Também é importante lembrar que as oportunidades de bolsa de estudos são muito realistas e podem cobrir de 15% a 80% do curso, sendo quase sempre oferecidas por mérito acadêmico”, concluiu ele.

Múltiplas possibilidades

“Os países mais escolhidos para estudar fora são Canadá, EUA e Reino Unido, então vamos focar neles. Mas também vamos trabalhar com a Itália, que entra no top 10 de países mais procurados e tem uma forte ligação com o Dante por conta da origem da nossa escola. Buscamos expertise de fora do Colégio para oferecer orientação de excelência, com suporte de alto nível, e assim surgiu a parceria com a Daquiprafora”, contou Sandra. As professoras Ana Lúcia Busso e Liz Miller, vindas respectivamente dos departamentos de Inglês e da High School, serão as “Guidance Counselors” da U-Connection, prestando orientação e atendimento individualizado para pais e alunos. Elas vão tirar dúvidas sobre como fazer o histórico escolar, preencher formulários, pedir cartas de recomendação etc.

Já a professora Angela Angoretto, nascida e formada na Itália e coordenadora do Departamento de Italiano do Dante, será responsável pela orientação sobre as universidades italianas, continuando o trabalho já feito em parceria com universidades italianas renomadas, como o Politecnico di Torino e a Università Alma Mater di Bologna, cujas provas de admissão são aplicadas diretamente no Colégio – o único local que realiza os testes no Brasil. O Dante também recebe anualmente bolsas de estudo oferecidas pela PoliTo, e o teste de admissão de Bologna é válido para todas as universidades italianas que fazem parte do Consorzio Interuniversitario Sistemi Integrati per l’Accesso (CISIA, uma organização que gerencia os testes de acesso de universidades italianas – equivalente ao nosso vestibular ou Enem), aumentando ainda mais as possibilidades acadêmicas para os alunos. O Colégio ainda mantém contato próximo com a Università Cattolica e a Università Bocconi di Milano.

Clique aqui para saber mais sobre a U-Connection!

, , ,