Dante integra rede da Unesco

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 9:02
Categorias:

O Colégio Dante Alighieri passou a fazer tarde do Projeto Escolas Associadas da Unesco, também conhecido como PEA. A rede está presente em 182 países e reúne 11 mil escolas públicas e privadas, mobilizando 40 mil professores e educando 500 mil alunos. O programa busca unir colégios que façam um trabalho diferenciado seguindo os valores da Unesco, com a promoção de temas como a cultura da paz e cooperação internacional, cidadania global, trabalho intercultural e valorização da diversidade. A Unesco é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação, a ciência e a cultura.

“O Dante é um Colégio inclusivo, que olha para a diversidade. Fazemos esse trabalho há tempos e o convite veio como um reconhecimento de nossas ações, que estão alinhadas com a Unesco. Acreditamos que a educação pode transformar o mundo”, conta a professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica, que participou do evento do PEA realizado em Salvador de 12 a 14 de setembro. “Todas as escolas brasileiras que fazem parte da rede estavam presentes, contabilizando mais de 800 pessoas e 500 instituições. Havia escola do Amazonas ao Rio Grande do Sul, colégios públicos e privados, escola quilombola e indígena. Era um ambiente muito rico e diversificado”, afirma ela.

O evento teve como objetivo formalizar a inclusão das novas escolas no programa e atualizar toda a rede sobre os diferentes temas trabalhados pela Unesco atualmente, como metodologias ativas, tecnologia, literatura, leitura, a importância de contar histórias, construção de identidade etc. A programação contou com várias palestras e rodas de conversa. “A rede PEA proporciona uma troca muito valiosa de experiências e conhecimentos para levar conteúdo aos alunos e desenvolver suas habilidades. No final, toda a comunidade da escola sai ganhando – incluindo, além de estudantes e professores, todos os colaboradores, pais, amigos e familiares”, diz Silvana.