Dante ganha medalha de ouro em competição internacional de matemática

Publicado em 22 de outubro de 2020 às 18:23
Categorias:

No dia 16 de agosto de 2020 aconteceu a Asia International Mathematical Olympiad (AIMO). O evento foi realizado pela AIMO Union, uma organização internacional colaborativa entre profissionais e centros de pesquisa em matemática.

Participaram da olimpíada 2.015 estudantes de 16 países, sendo 146 brasileiros de 32 escolas diferentes, vindas de dez estados brasileiros.

Foi a primeira vez que o Dante participou da AIMO, com cinco de seus alunos – todos do Ensino Médio –, dentre os quais quatro ganharam medalha, uma de ouro e três de bronze.

Dos participantes brasileiros, apenas dois levaram medalha de ouro: o aluno do Dante Fernando Maudaun Cabral, da 3ª série do Ensino Médio, e um aluno do Colégio Dom Pedro, no Rio de Janeiro. Os três alunos dantianos que receberam bronze são: Felipe Colohoridis, da 1ª série; Lorenzo di Francesco Mion e Leonardo Poles Amorim, ambos da 2ª série.

Os certificados e as medalhas da AIMO estarão disponíveis no final de novembro. No site da olimpíada é possível ver a lista com todos os vencedores.

A principal missão da AIMO é fornecer aos adolescentes uma plataforma internacional para fins de aprendizagem em matemática; intercâmbio cultural; aprimoramento do pensamento científico e, como consequência, um aumento de network e da cooperação entre adolescentes de diferentes países.

Hoje a AIMO já conta com a colaboração de centros de pesquisa no Brasil, Bulgária, China, Camboja, Hong Kong, Índia, Indonésia, Cazaquistão, Macau, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia e Turquia.